Pular para o conteúdo principal

VATICANO

O Vaticano tornou-se a residência dos papas por ter sido o local onde São Pedro foi torturado e enterrado.  É governado pelo papa. Aproximadamente mil pessoas vivem aqui, trabalhando nas instalações do Vaticano.

Decisões tomadas no Vaticano influenciaram o destino da Europa. A grandiosa Basílica de São Pedro atrai peregrinos de todo o mundo cristão. Nos palácios papais, ao lado da basílica estão os Museus do Vaticano. Esculturas clássicas e as atrações da Capela Sistina com afrescos de Michelângelo, assim como as salas de Rafael fazem dos palácios os melhores museus de Roma.

A cidade do Vaticano é o menor Estado independente do mundo (0,44km²), nada mais é do que um grande quarteirão dentro de Roma.

O Estado surgiu em 11 de fevereiro de 1929, com o Tratado de Latrão, quando a Itália reconheceu a sua soberania. Ocupa a região denominada Ager Vaticanus sobre a margem direita do Tibre, lugar onde foram martirizados os principais cristãos, entre os quais o próprio São Pedro, que foi crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de sofrer a mesma morte de Cristo.