Pular para o conteúdo principal

FÓRUM ROMANO

O Fórum Romano foi o centro da vida política, comercial e judiciária da antiga Roma.  As basílicas eram os prédios maiores onde eram discutidas as questões jurídicas.

Atualmente é uma extensa ruína de fragmentos arquitetônicos e um sitio de escavações arqueológicas de elevada atração turística.

Assim como o Fórum Imperial, os imperadores também ergueram arcos triunfais para si mesmos. A leste, Vespasiano ergueu o Coliseu, centro de entretenimento para depois do trabalho.

Para apreciar o traçado do fórum, é preferível observar toda a área de cima, dos fundos do Campidoglio. De lá, pode-se avistar a Via Sacra, a rota seguida através do fórum pelas procissões religiosas e desfiles triunfantes em direção ao Campidoglio.

Fórum Romano como era…
…e como está atualmente.

Via Sacra

A Via Sacra era a principal via da Roma antiga. Conduzia desde cima do Monte Capitolino,  passando por alguns lugares religiosos mais importantes do Fórum, até chegar no Coliseu.

Este caminho estava frequentemente cheio de festivais religiosos e de generais vitoriosos celebrando seus triunfos. As pessoas diariamente ali se reuniam para conversar, jogar dados ou fechar negócios.

Via Sacra

Arco de Constantino

Está localizado ao lado do Coliseu, em frente ao acesso à Via Sacra do Fórum.  Este arco triunfal foi construído em 315 d.C. para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio, na batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C. Constantino alegou que devia seu triunfo a uma visão de Cristo, mas nada há de cristão no arco – a maioria dos medalhões e estátuas foi retirada de monumentos antigos.

Arco de Constantino

 

Arco de Sétimo Severo

É um arco triunfal erguido em 203 d.C. pelo Senado para comemorar o décimo aniversário da ascensão imperador Sétimo Severo.

Arco de Sétimo Severo

Arco de Tito

Construído pelo imperador Domiciano em 81d.C. para homenagear seu pai Vespasiano e seu irmão Tito pelas vitórias contra os judeus rebelados na Judéia em 70d.C., que terminaram com a destruição do Templo de Jerusalém.

Arco de Tito

Casa das Virgens Vestais

Era o local onde moravam as mulheres que deveriam cuidar do Templo de Vesta (deusa do Fogo). Elas deveriam se manter castas e não podiam pisar em outro local que não fosse o templo e a casa de sua família, sendo transportadas por escravos quando tinham que ir a outros locais. Uma de suas atribuições era a de manter o fogo do templo aceso, sendo que este fogo sagrado representava a origem da vida e se acreditava ter vindo de Tróia, não podendo se apagar.

Casa das virgens vestais

Templo de Vesta

O templo mais elegante do fórum foi um edifício circular cercado por um anel de 20 colunas finas e caneladas. Lá acontecia o culto das vestais, em que seis virgens deviam manter acesa a chama sagrada de Vesta, a deusa do fogo. Não era tarefa fácil, pois a chama era facilmente apagada pelo vento. Quando uma vestal permitisse que o fogo se extinguisse era chicoteada e repudiada. Elas deveriam permanecer virgens, e no caso de desobediência eram enterradas vivas.

Templo de Vesta

Templo de Saturno

É a ruína mais proeminente na área entre o Fórum e o Monte Capitolino. Neste local havia um templo dedicado a Saturno, no início do século V a.C.  (Saturno era o deus-rei da Itália que se tornou o ídolo dos escravos e das classes mais baixas).  Foi reconstruído muitas vezes e as atuais ruínas datam do século IV d.C.

Templo de Saturno

Templo de Vespasiano

Fica ao lado do templo de Saturno. Restam três colunas, que até o século XVIII estavam completamente enterradas. Vespasiano foi o imperador que ocupou o poder após o suicídio de Nero em 68.

Templo de Vespasiano

Templo de Castor e Pólux

Estas três colunas estriadas são as ruínas mais harmoniosas do fórum. Foi uma homenagem aos gêmeos e patronos da equitação Castor e Pólux.

Templo de Castor e Pólux