Pular para o conteúdo principal

PIAZZA VENEZIA E PIAZZA DEL CAMPIDOGLIO

A Piazza Venezia  está localizada no centro de Roma. Esta praça estende-se por uma área retangular cujo ponto central é o monumento a Vittorio Emanuele II.  Aqui as ruas mais importantes da cidade se encontram: Via del Corso, Via Quattro Novembre, Via del Plebiscito, que atravessa o Corso Vittorio Emanuele até atingir San Pietro e, por fim, Via del Fori Imperiali que, contornando as antigas ruínas do Foro Romano, chega ao Coliseu.

Na piazza Venezia está o corpo de um “Milite Ignoto” (soldado desconhecido), que representa todas as vítimas da I Guerra Mundial.

Devido à sua posição é considerado o ponto de partida e de referência para os vários itinerários turísticos.

Nesta praça está o palazzo Venezia, de estilo renascentista, que foi a residência de Mussolini.

Palazzo Venezia

A partir da piazza Venezia chega-se à Piazza del Campidoglio por uma rampa em suave aclive que se alarga aos poucos  –  a Cordonata, projetada por Michelângelo.

La Cordonata

Na parte inferior há um par de leões de granito egípcio, e à esquerda, um monumento do século XIX, a Cola de Rienzo, próximo ao local em que o tirano foi executado. No topo da rampa estão as esculturas dos gêmeos Castor e Pólux.

Piazza del Campidoglio

A pavimentação da praça forma um desenho com placas de travertino de uma estrela de doze pontas, também projetada por Michelângelo.

À direita, em direção ao Palazzo Senatorio, há uma incrível vista do Fórum Romano.  À esquerda, vê-se o Cárcere Mamertino, onde muitos prisioneiros eram enclausurados num buraco e morriam de fome.  Acredita-se que São Pedro foi preso ali.

Cárcere Mamertino
Cárcere Mamertino