Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

Jerusalém é a capital de Israel, localizada em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o Mar Morto.

É uma das cidades mais antigas do mundo, considerada sagrada pelas três religiões monoteístas (crença na existência de um único Deus): Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Ela já foi conquistada, destruída e reconstruída diversas vezes, e cada parte sua revela um trecho diferente do passado.

Israelenses e palestinos disputam há décadas essa cidade como sua capital, mas nenhuma das reivindicações é reconhecida pela comunidade internacional.

Jerusalém está dividida em Ocidental e Oriental. Durante a guerra árabe-israelense de 1948, Jerusalém Ocidental estava entre as áreas capturadas e depois anexadas por Israel, enquanto Jerusalém Oriental, inclusive a Cidade Antiga, foi capturada e posteriormente anexada pela Jordânia. Israel capturou Jerusalém Oriental dos jordanianos em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

A Velha Jerusalém é dividida em quatro bairros: Judeu, Árabe, Armênio e Cristão, que representam bem a diversidade e divisão cultural da cidade.

Na Cidade Antiga há diversos locais de importância religiosa, entre eles o Monte do Templo e o Muro das Lamentações, a Igreja do Santo Sepulcro, a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.