Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos e um dos grandes centros culturais e empresariais do mundo. Está localizada no estado de Nova York, na área em que os rios Hudson e East desembocam na baía que tem o nome da cidade.
A cidade de Nova York de apelido “Big Apple”, é dividida em cinco regiões distintas: Manhattan (onde se localiza a maioria das atrações turísticas), Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island.
Nova York tem 8.405.837 habitantes (Censo de 2014) e é a mais importante cidade do estado de Nova York, cuja capital Albany fica a 251 km ao norte.
Nova York abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo.
É a cidade com a maior diversidade linguística do mundo, com cerca de 800 idiomas diferentes falados em seu território.

Curiosidade

O termo “Big Apple” teve sua origem nas coberturas de esportes do jornal Morning Telegraph, escritas pelo jornalista John Fitzgerald nos anos 20. Entre outras coisas, ele fazia a cobertura das corridas de cavalo e adotou a gíria dos cavalariços do sul dos Estados Unidos, que cuidavam dos estábulos. Eles se referiam aos grandes prêmios dos hipódromos de Nova York como “uma grande maçã para cada cavalo”.

Economia

A economia local baseia-se principalmente nos serviços. O distrito de Wall Street é um dos maiores centros financeiros do mundo, e é o lar da bolsa de Nova York, a maior do planeta pelo valor de mercado de suas empresas listadas.

O mercado imobiliário de Manhattan está entre os mais valorizados e caros do mundo.

A cidade é líder nos setores editorial, de produção televisiva e de moda. As indústrias do turismo, do comércio, da publicidade e da informática também são muito importantes.

História

Nova York nasceu na década de 1620 como entreposto comercial dos holandeses, que tomaram o controle da ilha de Manhattan dos índios algonquianos que lá moravam. Os britânicos conquistaram o assentamento holandês em 1664. Em troca, cederam aos holandeses um território nas Guianas que passou a ser conhecido como Guiana Holandesa e hoje é o país chamado Suriname.

Nova York cresceu como centro comercial. Por volta de 1790, era a maior cidade dos Estados Unidos, na época um país novo, recém-criado. O canal Erie já ligava Nova York aos Grandes Lagos em 1825. Depois disso, a cidade tornou-se um porto marítimo importante.

Nova York foi alvo de terroristas em anos recentes. O pior ataque aconteceu em setembro de 2001, quando sequestradores fizeram dois grandes aviões colidir com o World Trade Center, em que quase 3 mil pessoas foram assassinadas.