Pular para o conteúdo principal

MUSEU REINA SOFIA

Ocupando um edifício imenso, o Museu Reina Sofia ostenta uma linda fachada com elevadores de vidro e aço projetados pelo arquiteto britânico Ian Ritchie.

A grande jóia do Reina Sofia é a obra-prima Guernica, que representa a denúncia da guerra e do fascismo feita por Picasso: uma pintura que mostra a destruição da cidade basca de Guernica, em 1937, por bombardeiros alemães que se juntaram às tropas franquistas na Guerra Civil Espanhola.

Guernica – Pablo Picasso

O Reina Sofia apresenta trabalhos de praticamente todos os artistas espanhóis importantes do século XX – Picasso, Dali, Miró, Julio González, Tàpies, Alfonso Ponce de León e Antonio Saura. Há também algumas obras de artistas estrangeiros.

Monumento imperial a uma pequena menina – Dali

O museu também oferece outras atividades. Apresentações de esculturas acontecem nos salões do Palácio de Cristal e Palácio de Velázquez (no Retiro). Ele também abriga o principal centro de música contemporânea de Madrid, o Centro para La Difusión de La Música Contemporánea. O lugar possui ainda uma excepcional biblioteca de livros, música, arte e vídeo, além de uma livraria, uma loja de souvenir e um auditório.