Viena é a capital da Áustria, país da Europa Central.
Tem pouco mais de 1,5 milhão de pessoas e cobre uma área de 415 km². É banhada pelo rio Danúbio e pelo canal do Danúbio, que passa por seu centro.
É composta de 23 distritos, que são uma simples subdivisão da administração da cidade.
Situada no coração da Europa, serve de base para quem quer explorar cidades em países do leste europeu como Bratislava, Praga e Budapeste, além de Munique na Alemanha.
A cidade de Viena está situada no ponto onde existia uma fortificação romana.
A língua oficial é o alemão, mas também temos as línguas regionais: esloveno, croata e húngaro.
Viena abriga a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA); encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A cidade é um importante centro de música erudita e por isso chamada de Cidade dos Músicos.
Entre os séculos XVII e XIX os principais nomes da música clássica como Strauss, Schubert, Haydn, Mozart, Beethoven, Brahms, Schonberg e Mahler viveram em algum momento em Viena e lá compuseram suas principais obras musicais.
Os teatros vienenses foram os palcos das primeiras execuções de obras-primas como por exemplo a Nona Sinfonia de Beethoven.
Viena abriga as melhores salas de concerto do mundo. Lá acontecem os principais festivais internacionais de música clássica, sendo realizados 15 mil concertos por ano.
A Orquestra Filarmônica de Viena (Wiener Philharmoniker) e os Meninos Cantores de Viena (Wiener Sangerknaben) são destaques mundiais. A Ópera do Estado (Staatsoper) e a Sala Dourada (Goldene Musikvereinssaal) estão entre os melhores locais de encenação.
Viena foi a capital da dinastia dos Habsburgos desde o final do século XIII até o começo do século XX. Enquanto estiveram no poder, Viena se tornou uma das cidades mais importantes do mundo.
Tropas alemãs invadiram o país em 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, Viena foi bombardeada várias vezes. Tropas estrangeiras controlaram a cidade entre 1945 e 1955.
Desde então, Viena tornou-se uma cidade importante novamente. É uma das sedes das Nações Unidas e de outras organizações internacionais. A cultura e a arquitetura vienenses continuam a atrair turistas do mundo todo.
A economia de Viena é baseada na indústria, no comércio, nos serviços financeiros e no turismo, que atrai milhões de visitantes anualmente, além das diversas estações de esqui.
O setor industrial é bem desenvolvido e baseia-se na produção de equipamentos eletroeletrônicos, produtos químicos, alimentícios, bebidas, veículos motorizados, instrumentos ópticos, têxteis, entre outros.
Viena também tem muitas empresas que desenvolvem produtos médicos, programas de computador e outros produtos de alta tecnologia.
Entre as principais indústrias austríacas estão: Red Bull e Wolford.
É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…
O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…
Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…
A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…