Stanley Park Vancouver
Location

STANLEY PARK

Stanley Park é um magnífico oásis verde no meio da paisagem urbana de Vancouver.

Esta floresta natural da costa oeste de 400 hectares tem vistas panorâmicas de água, montanhas, céu e árvores majestosas ao longo do famoso paredão Seawall. São quilômetros de trilhas, belas praias, vida selvagem local, restaurantes, marcos naturais, culturais e históricos, além de muitas outras aventuras, inclusive o maior aquário do Canadá.

É um dos maiores parques urbanos da América do Norte, superando o Central Park de Nova York em cerca de 60 hectares.

Este belo refúgio de Vancouver está repleto de cedros, abetos e pinheiros, jardins de flores, etc. Há uma árvore oca, a Hollow Tree, que tem por volta de 800 anos de idade e uma enorme fenda em sua abertura (atualmente, o entorno da planta está fechado por motivos de segurança).

O parque abriga diversos exemplares de vida selvagem, inclusive coiotes, guaxinins, doninhas, gambás, esquilos-cinzentos e águias. A seguir os alguns destaques do Stanley Park.

Seawall

A via de 22 quilômetros é um dos pontos recreativos mais populares da cidade, atraindo ciclistas, corredores, patinadores e pedestres.

A Seawall segue todo o perímetro do Stanley Park, oferecendo vistas panorâmicas de floresta, céu e mar.

Está dividida em duas seções claramente marcadas:  uma para os caminhantes e corredores e outra para ciclistas e patinadores.

Começando em Coal Harbour, o calçadão vai para o leste em direção a Brockton Point, e segue noroeste ao longo da Burrard Inlet, com vista para as montanhas North Shore.

Ao longo do percurso estão os painéis informativos que contam vários aspectos do passado de Vancouver: educação, exercício e belas vistas tudo ao mesmo tempo. Depois de passar Lions Gate Bridge, o oeste do parque oferece uma incrível vista do pôr do sol no Pacífico.

Além de circular o parque, o Seawall continua ao longo de Sunset Beach, no lado sudeste da cidade, em torno de False Creek.

Brockton Point

É a península mais oriental do Stanley Park, conhecido pelas belas vistas do centro da cidade, seus arranha-céus e da Enseada Burrard, que vai de North Vancouver e da ponte Lions Gate até o Coal Harbour.

Diversas rotas marítimas importantes passam pela enseada, e o Brockton Point é um ótimo lugar para quem gosta de ver os grandes navios de carga chegando e partindo do porto.

Lá se encontra o 9 O’Clock Gun, um antigo canhão naval instalado há 107 anos que dispara um tiro todas as noites, às 21h.  A razão desse horário se perdeu com o passar dos anos; uma das hipóteses é que determinaria o fim do turno de pesca. Existe no local também o Farol de Brockton Point, cuja construção é de 1914 e possui uma luz automática para orientação das embarcações. Há ainda uma coleção de Totens que é a mais visitada atração turística da Colúmbia Britânica.

Prospect Point

Também nos limites do Stanley Park, o Prospect Point é o ponto mais alto do parque e um grande mirante para o porto.

No final de 1800, os barcos que viajavam na Enseada Burrard eram forçados a passar muito perto do Prospect Point, pois as águas do rio Capilano se chocavam com o porto, carregando com ela lama e rochas. O fluxo mineral fazia com que as águas ficassem menos flutuantes, e a proximidade com as falésias do Prospect Point tinha seus riscos.

Devido a isso, em 1888 o navio SS Beaver encalhou nas rochas.  Decidiu-se então colocar uma luz de aviso no local para guiar os navios através da passagem. Cerca de 25 anos mais tarde uma estação foi construída no ponto para transmitir informações para os navios que entravam na enseada e, em 1948, o atual Farol de Prospect Point foi erguido.