Parte da rica história de Praga está preservada ao redor da Praça da Cidade Velha (STAROMĚSTSKÉ NAMĚSTÍ), em cada um de seus prédios.
Diversos eventos importantes da história tcheca aconteceram aqui; um dos mais trágicos ocorreu depois da derrota das tropas tchecas na batalha da Montanha Branca, quando 24 chefes da rebelião foram decapitados neste lugar em 12 de junho de 1621, condenando por muito tempo qualquer tentativa de independência do poder dos Habsburgos.
No centro da praça se vê o Monumento a Jan Hus, representado pelos hussitas.
Jan Hus era o herói tcheco que se tornou um símbolo da integridade no país. Foi o líder da Reforma e foi condenado como herege, tendo sido queimado na fogueira.
O monumento mostra dois grupos de pessoas: vitoriosos batalhadores hussitas, e uma jovem mãe simbolizando o despertar nacional.
No lado sul da praça se vê uma sucessão de casas românticas e góticas, onde se destacam a Casa do Carneiro de Pedra, a Casa do Pobre Infeliz, a Casa do Unicórnio Dourado, a Casa das Cegonhas, a Casa da Raposa Vermelha, a Casa da Estrela Azul, o restaurante U Orloge e o Museu da Vidraria Tcheca. Em seguida está a Passagem Melantrichova, que dá acesso à praça.
Franz Kafka viveu na Cidade Velha por toda a sua curta vida. Enquanto foi escrivão de uma seguradora, frequentou a roda literária da Casa do Unicórnio Dourado.
Istambul é a única cidade do mundo a se estender sobre dois continentes: Europa e…
A Antiga Mesquita da Sultana-Mãe está situada na colina acima de Üsküdar. Esta edificação foi…
Os primeiros registros de banhos turcos remontam ao século XIV, durante o vasto reinado do…
A Basílica de Santa Sofia é uma das grandes obras arquitetônicas do mundo. Chamada de…
O Bazar das Especiarias, também chamado de Bazar Egípcio, é um dos melhores lugares da…
A Casa da Virgem Maria (em turco: Meryem Ana ou Meryem Ana Evi, "Casa de…