Location

PRAÇA DA CIDADE VELHA

Parte da rica história de Praga está preservada ao redor da Praça da Cidade Velha (STAROMĚSTSKÉ NAMĚSTÍ), em cada um de seus prédios.

Diversos eventos importantes da história tcheca aconteceram aqui; um dos mais trágicos ocorreu depois da derrota das tropas tchecas na batalha da Montanha Branca, quando 24 chefes da rebelião foram decapitados neste lugar em 12 de junho de 1621, condenando por muito tempo qualquer tentativa de independência do poder dos Habsburgos.

No centro da praça se vê o Monumento a Jan Hus, representado pelos hussitas.

Jan Hus era o herói tcheco que se tornou um símbolo da integridade no país. Foi o líder da Reforma e foi condenado como herege, tendo sido queimado na fogueira.

O monumento mostra dois grupos de pessoas: vitoriosos batalhadores hussitas, e uma jovem mãe simbolizando o despertar nacional.

Monumento a Jan Hus

No lado sul da praça se vê uma sucessão de casas românticas e góticas, onde se destacam a Casa do Carneiro de Pedra, a Casa do Pobre Infeliz, a Casa do Unicórnio Dourado, a Casa das Cegonhas, a Casa da Raposa Vermelha, a Casa da Estrela Azul, o restaurante U Orloge e o Museu da Vidraria Tcheca. Em seguida está a Passagem Melantrichova, que dá acesso à praça.

Destaques

  • Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn: apesar das dificuldades para encontrar a sua entrada, esta igreja é um dos monumentos mais destacados e mais importantes de Praga. As várias torres desta igreja em estilo gótico parecem dominar a praça. Desde o início do século XV foi a principal igreja hussita da cidade. O rei hussita mandou colocar na fachada um cálice de ouro (símbolo utraquista). Em 1621 o cálice foi fundido para ajudar a fazer a imagem de Nossa Senhora que o substituiu.
    Obs.: O hussita é pessoa adepta de Jan Hus, o teólogo e reformador religioso tcheco, e utraquista é o nome dado aos hussistas que acreditavam que a comunhão se devia fazer sob as duas espécies do pão e do vinho.
    Do lado norte da igreja há um belo portal de entrada, decorado com cenas da Paixão de Cristo. No interior há esculturas em estilo gótico do Calvário.

    Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn
  • Casa do Sino de Pedra: com seus antigos traços de palacete gótico, há um sino que é a marca característica do prédio.
  • Igreja de São Nicolau: além de ter sido igreja paroquial e depois mosteiro beneditino, ela também funcionou como uma guarnição militar e como salão de baile.
    Na Primeira Guerra Mundial, tropas de guarnição de Praga usaram o local. Terminada a guerra, a igreja foi doada à Igreja Hussita da Tchecoslováquia.
    Hoje, durante o verão abriga concertos.

    Igreja de São Nicolau
  • Carneiro de Pedra: o emblema da casa mostra uma donzela com um carneiro. É também chamada de Casa do Unicórnio, pois o carneiro aparece com apenas um chifre.
  • Casa Storch: é também conhecida como Casa da Madona de Pedra. Em seu interior está a pintura de São Venceslau a Cavalo, feita no final do século XIX por Mukulas Alés.

Curiosidade

Franz Kafka viveu na Cidade Velha por toda a sua curta vida. Enquanto foi escrivão de uma seguradora, frequentou a roda literária da Casa do Unicórnio Dourado.