Pular para o conteúdo principal

PONTE CARLOS

A Ponte Carlos (KARLŮV MOST) é o mais conhecido monumento de Praga. Liga a Cidade Velha (Staré Mesto) a Cidade Baixa (Malá Strana).

Até 1741 a Karluv Most era a única ponte que cruzava o rio Vltava.

Curiosidade

Com 520m de extensão, foi feita com blocos de arenito, que teriam sido fortalecidos com ovos misturados à argamassa.

Construída pelo imperador Carlos IV no século XIV durante a época gótica, a ponte conta com uma galeria de esculturas, inspirada na Ponte Sant’Angelo de Roma. A primeira estátua, São João Nepomuceno, foi colocada em 1683.

Ela termina com duas torres de alturas diferentes: a torre de Judite (século XII), e a torre de Malá Strana (século XV).

Apesar das sucessivas inundações e reabilitações ocorridas ao longo de sua história, a ponte transformou-se num símbolo da cidade e uma de suas principais atrações turísticas.

Destaques

  • Torre de Malá Strana: oferece uma linda vista panorâmica de Praga.

    Torre de Malá Strana
  • São João Nepomuceno: o culto a este santo canonizado em 1729 foi incentivado pelos jesuítas para fazer frente ao venerado Jan Hus. João Nepomuceno, então vigário da Arquidiocese de Praga, foi preso por Venceslau IV por tê-lo contrariado com a eleição de um abade. João morreu sob tortura e seu corpo foi jogado na ponte Carlos. Há imagens do santo em toda a Europa Central, inspiradas na que foi colocada aqui em 1683.
    Vários relevos na ponte retratam o martírio de São João Nepomuceno.

    São João Nepomuceno
  • Santa Lutgarda: esta estátua, considerada a mais notável da ponte, baseia-se na célebre história da freira que era cega e voltou a enxergar quando Jesus apareceu e ela tocou suas feridas.
    Foi esculpida por Mathias Braun quando ele tinha apenas 26 anos.

    Santa Lutgarda
  • Crucifixo do século XVII: por 200 anos, a cruz de madeira foi o único adorno da ponte. O Cristo é de 1629 e as palavras em hebraico “Santo, Santo, Santo Deus” foram pagas como punição por blasfêmia cometida por um judeu.

    Crucifixo
  • Torre da Cidade Velha: suas esculturas incluem São Vito, padroeiro da ponte; Carlos IV e Venceslau IV. A galeria fica no primeiro andar da torre e oferece lindas vistas do Castelo de Praga e de Malá Strana.

    Torre da cidade velha