Pular para o conteúdo principal

NOSSA SENHORA DO LORETO

A Igreja Nossa Senhora do Loreto (LORETA) foi construída em 1626 por encomenda de Katerina Lobkowicz, aristocrata tcheca que se dedicou a divulgar a história da Santa Casa de Loreto.

A grandiosa construção tenta reproduzir a casa da Virgem Maria. As histórias de milagres fizeram parte da campanha de Ferdinando II para reconverter os tchecos ao catolicismo.

Destaques

  • Igreja da Natividade: há nas paredes relíquias marcantes como esqueletos vestidos com máscaras mortuárias de cera.
  • Tesouro do Loreto: o ostensório, onde se coloca a hóstia, folheado a ouro e incrustado de diamantes, é um dos valiosos objetos litúrgicos do tesouro do Loreto.
  • Santa Casa: na decoração desta capela se vê figuras de estuque de vários profetas do Velho Testamento e relevos de artistas italianos sobre a vida da Virgem Maria.
    A lenda da Santa Casa:
    A casa onde o arcanjo Gabriel teria anunciado a Maria o nascimento de Jesus fica na cidadezinha italiana de Loreto. Ela teria sido levada por anjos de Nazaré a Loreto em 1278, após ameaças de infiéis.
    Com a derrota protestante em 1620, os católicos tchecos disseminaram a história e 50 réplicas do Loreto foram feitas. Esta cópia em Praga, a maior de todas, tornou-se a mais importante, atraindo centenas de visitantes.