O Muro de John Lennon começou a ser pintado com imagens e grafites relacionados aos Beatles logo após o assassinato do artista, em 1980.
John Lennon tornou-se um símbolo para todos os protestantes tchecos que se opunham ao governo, visto que eles escreviam as letras de suas músicas no muro.
Durante o regime comunista tornou-se um símbolo de liberdade e oposição ao governo totalitário, onde muitos jovens costumavam deixar velas e flores.
Após a queda do comunismo, em 1989, com a Revolução de Veludo, passou a ser uma atração turística.
No entanto, em novembro de 2014, o colorido muro recebeu uma polêmica intervenção. De um dia para o outro, ele apareceu completamente pintado de branco e com a mensagem “Wall is over!” (O Muro acabou) um trocadilho com a música “Happy Xmas (War Is Over)”, do ex-Beatles.
A autoria da pintura foi um grupo de estudantes de arte que, em nota oficial, afirmaram que a intervenção foi em comemoração aos 25 anos da Revolução do Veludo e para “oferecer um espaço livre para novas mensagens da geração atual”.
Obviamente, em pouco tempo o Muro John Lennon recomeçou a ser pintado com novas mensagens, em especial “the wall is never over” (O muro nunca acaba).
É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…
O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…
Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…
A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…