Pular para o conteúdo principal

UNION SQUARE

É uma importante praça cheia de vida e história e uma das favoritas dos nova-iorquinos, onde é possível assistir a artistas de rua, manifestações culturais e movimentos populares.

O centro da praça foi erguido para dar lugar a uma estação subterrânea de metrô.

Alguns dias da semana a praça recebe a famosa feira Greenmarket, que vende muitos produtos e alimentos orgânicos.

A praça também possui uma vasta área verde, ideal para relaxar em meio ao cenário urbano e cosmopolita da cidade, ou praticar atividades físicas nas quadras esportivas.

Lá está a famosa estátua do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Estão também as estátuas de Abraham Lincoln, Mohandas Gandhi e Marquis de Lafayette.

No lado sul da Union Square está o METRONOME, a grande instalação artística onde se vê um buraco redondo de onde sai fumaça algumas vezes por dia e um relógio composto por dígitos de LED laranja.

Do lado esquerdo da obra há um conjunto de 15 dígitos de LED, chamado “The Passage”, que exibe as horas no formato 24 horas. Os sete números à esquerda mostram as horas no formato 24 horas convencional com 2 dígitos para as horas, 2 dígitos para os minutos, 2 dígitos para os segundos e 1 dígito para os décimos de segundo. O dígito central representa os centésimos de um segundo. Os sete dígitos mais à direita exibem o tempo restante nas 24 horas do dia com 1 dígito para os décimos de segundo, 2 dígitos para os segundos, 2 dígitos para os minutos e 2 dígitos para as horas.

Por exemplo, se você ler no relógio “202126574333803”, significa que são 20h21m26.57s e que restam 03 horas, 38 minutos e 33.4 segundos para o final do dia.

Por alguns meses em 2005, o relógio do Metronome não exibiu as horas, mas sim a contagem regressiva para o anúncio do Comitê Olímpico sobre a cidade que sediaria as Olimpíadas de 2012, quando Nova York perdeu sua candidatura para Londres.