Pular para o conteúdo principal

ESTÁTUA DA LIBERDADE

A Estátua da Liberdade é o maior símbolo de Nova York e dos Estados Unidos. Representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma ‘tabula ansata’ (tábua de leis) com a data da Independência dos EUA (4/7/1776).

O monumento foi oferecido pela França, em 1886, como presente pela comemoração do 100º aniversário da Declaração da Independência.

A estátua foi idealizada pelo escultor francês Frédéric-Auguste Bartholdi. Sua elaboração e construção contou com grandes nomes da arquitetura francesa, como o famoso arquiteto Alexandre Gustave Eiffel, que alguns anos mais tarde seria o responsável pelo projeto da Torre Eiffel.

Mede 93 metros do chão à tocha, e está localizada na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova York.

Gravado em sua base está o famoso poema “Give me your tired, your poor / Your huddled masses yearning to breathe free” (“Venham a mim os exaustos, os pobres, as massas confusas ansiando por respirar liberdade”).

Durante a visita, é possível descobrir o interior desse famoso ícone e subir até o topo do seu pedestal, que oferece vistas panorâmicas de Ellis Island, Nova York, New Jersey e Nova York Harbor.