Categories: NOVA YORK

CENTRAL PARK

Inaugurado em 1858 e localizado no meio de Manhattan, O Central Park é um dos parques urbanos mais visitados do mundo, recebendo cerca de 35 milhões de turistas ao ano. Com mais de 340 hectares de extensão, o local se tornou um dos pontos turísticos preferidos da cidade, e pode ser visto em centenas de produções de Hollywood, o que contribuiu para torná-lo amplamente conhecido em todas as partes do planeta.

História

Desde o início do século XIX, já se falava sobre a importância de criar um parque urbano que pudesse trazer um pouco de natureza e tranquilidade para Nova York, que nesse período já crescia de forma muito rápida. Por essa razão, em 1857 foi realizado um concurso para que fosse escolhido o melhor projeto de um grande parque, localizado no coração da ilha de Manhattan.

O projeto escolhido foi o dos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que se tornaram então os responsáveis pelo design e pela expansão da imensa área verde.

Aberto ao público no inverno de 1858, o parque ainda continuou sendo expandido e melhorado durante os anos seguintes, até chegar ao tamanho atual, em 1873.

A grande popularidade do local cresceu de forma surpreendente a partir dos anos 1960, período no qual o parque passou a sediar festivais e eventos culturais, como apresentações da Orquestra Filarmônica de Nova York, atraindo assim um número cada vez maior de pessoas e se estabelecendo como um dos grandes símbolos da cidade.

Destaques

Strawberry Fields

É um dos pontos mais visitados do parque.  Foi inaugurado em 9 de outubro de 1985 (cinco anos após o assassinato de John Lennon), dia em que completaria 45 anos de idade.

A criação desta área que tem o formato de uma lágrima foi o tributo de Yoko Ono à memória de John Lennon. Eles moravam no Edifício Dakota que dá vista para este ponto do parque. O projeto recebeu doações de todas as partes do mundo. No piso há um mosaico com a palavra Imagine, título de uma das mais famosas composições de Lennon. O mosaico foi presente da cidade de Nápolis, na Itália. Este trecho foi projetado para ser um amplo espaço aberto. Atualmente é um jardim com 161 espécies de plantas, como rosas, bétulas – e morangos.

Castelo Belvedere

Construído e projetado em 1865, o castelo com torre de xisto e granito está localizado no topo de Vista Rock, ponto mais alto do Central Park, com vistas para as florestas de The Ramble, Turtle Pond, e sobre o Upper West Side. O mirante do telhado proporciona uma das melhores paisagens do parque e da cidade.

Esta fortificação serve como a sede do Observatório Meteorológico. Lá se encontra também o Central Park Learning Center com a divertida Discovery Chamber, uma sala onde as crianças aprendem sobre a vida selvagem que pode ser observada dentro do parque.

Fonte Bethesda

A fonte foi inaugurada em 1873 e está localizada entre o lago e a alameda principal.

Apresenta um anjo neoclássico de bronze medindo 2,5 metros, e segurando um lírio sobre uma fonte. Essa estátua é chamada Anjo das Águas. Ela marcou a abertura do aqueduto que proporcionou à cidade o primeiro abastecimento constante de água potável.

Terraço Bethesda

É o ponto central do parque e fica no fim de uma enorme alameda com árvores vistosas. De lá de cima tem-se uma vista panorâmica da fonte Bethesda e do lago. Os muros desse terraço são ornamentados com esculturas que representam as quatro estações de um lado e as horas do dia do outro. Embaixo do terraço está o Bethesda Terrace Arcade, um arco criado em 1860 e ladeado por escadas que conduzem ao nível superior. O destaque do arco fica no seu teto, o maravilhoso Minton Tile, feito de azulejos coloridos que produzem um lindo mosaico.

Ali sob o arco acontecem apresentações de instrumentistas, cantores e até corais, graças à sua acústica privilegiada.

Bow Bridge

É uma ponte de ferro fundido que cruza o lago, chamado The Lake, e é usada como passarela de pedestres unindo as duas grandes seções do lago.

No século 19, quando se costumava patinar no lago durante o inverno, uma bola vermelha içada no campanário de Vista Rock avisava que o gelo estava pronto.

A ponte dá uma visão ampla do parque e dos prédios que o margeiam a leste e oeste.

Conservatory Water

O Conservatory Water é também conhecido como Model Boat Pond (Lago dos Barcos em Miniatura).

No extremo norte do lago há uma escultura de Alice no País das Maravilhas, obra encomendada por George Delacorte. O próprio Delacorte aparece em caricatura como o Chapeleiro Maluco.

Na margem oeste são realizadas leituras de histórias perto da estátua de Hans Christian Andersen.

Foi cenário de vários filmes, entre eles “O Apanhador no Campo de Centeio” e “Stuart Little”.

Central Park Zoo

 

São cerca de 20 mil metros quadrados com mais de 130 diferentes espécies do mundo todo e com diferentes áreas que reproduzem o habitat natural desses animais.

Foi reaberto em 1988 após quatro anos de reformas. O pequeno zoológico é muito elogiado pela utilização humanitária e criativa de seu espaço. As várias espécies de animais estão representadas em três zonas climáticas: os trópicos, a calota polar e a costa da Califórnia. Em uma úmida floresta equatorial, macacos e pássaros vivem em liberdade, enquanto pinguins e ursos polares habitam a paisagem ártica, visível acima e abaixo da água.

No Tisch Children’s Zoo é permitido que as crianças cheguem pertinho dos animais domesticados, como ovelhas, cabras, vacas, e até mesmo um porco vietnamita.

Conservatory Garden

Este jardim leva o nome de um reservatório que ficou no local até 1934, mas agora é uma coleção de fontes, esculturas e passagens através de caminhos paisagísticos, espalhado por 2,5 hectares.

É dividido em três áreas distintas nos estilos francês, italiano e inglês. É também uma “zona de silêncio”, que se tornou conhecida como praticamente um jardim secreto para muitos. Você não irá encontrar corredores, ciclistas e cães; e é um local popular para casamentos.

O jardim tem dois enormes arranjos de flores sazonais: tulipas na primavera e crisântemos no outono.

A estátua de bronze na lagoa representa Mary e Dickon, personagens do livro O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.

jmcpalazzo

Share
Published by
jmcpalazzo

Recent Posts

INTRODUÇÃO

Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…

3 semanas ago

AUGUSTINERGASSE

A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…

3 semanas ago

BARFÜSSERPLATZ

Esta praça é cercada por edifícios construídos nos séculos XIX e XX. O nome se…

3 semanas ago

BASLER MÜNSTER

A monumental Catedral de Basileia teve sua construção iniciada no século XII. Foi parcialmente danificada…

3 semanas ago

DREILÄNDERECK

O Dreiländereck é um monumento que marca o tríplice ponto de encontro das fronteiras da…

3 semanas ago

JÜDISCHES MUSEUM DER SCHWEIZ

O Museu Jüdisches é o único museu judaico da Suíça. Ilustra a religião, os costumes,…

3 semanas ago