CAVALO DE LEONARDO DA VINCI
O Cavallo Monumentale é uma escultura que foi encomendada pelo duque de Milão Ludovico il Moro a Leonardo da Vinci em 1482.
Está localizado sobre uma estrutura de granito e mármore, em frente ao Hipódromo de Milão. Mede 7,3 metros de altura e pesa 30 toneladas.
A escultura não foi concluída. Leonardo fez um extenso trabalho preparatório, mas produziu apenas um modelo de argila, que foi destruído pelos soldados franceses quando invadiram Milão em 1499, interrompendo o projeto. Cerca de cinco séculos depois, os dados do projeto foram usados para conclusão da obra.
Pretendia-se ser a maior estátua equestre do mundo, um monumento para celebrar as conquistas de Francesco Sforza, pai do duque de Milão.
Em 1977, Charles Dent, um artista amador e piloto dos EUA, depois de ler um artigo da revista National Geographic decidiu concretizar o projeto de Leonardo. Recolheu os fundos necessários para a confecção do cavalo, mas só conseguiu realizar um modelo.
Sua morte em 1994, o impediu de ver a idéia realizada. O projeto finalmente tornou-se realidade, quando sob a orientação da escultora Nina Akamu, ele foi totalmente refeito e a estátua foi finalmente inaugurada em 30 de setembro de 1999.