Pular para o conteúdo principal

CATEDRAL DE NOTRE DAME

A Catedral de Notre Dame está situada no coração da cidade.  A parte antiga da catedral foi construída no século XVII como igreja do antigo colégio dos jesuítas. Durante a Revolução Francesa, a estátua de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, padroeira da cidade e do país, foi colocada na nova igreja paroquial.

As imagens sobre a entrada da catedral, representam Nossa Senhora e também São Pedro e São Paulo. Em seu interior podem ser admirados a arte histórica e seus vitrais magníficos.

A imagem policromática de Nossa Senhora dos Aflitos atrai muitos peregrinos à catedral.

Luxemburgo se tornou um país católico no final do século XIX, com a chegada de Mariana de Bragança, a bisavó do atual Grão-duque; até então, o Grão-Ducado era um país protestante. Ao casar-se, fez um acordo com o papa: os filhos varões que nascessem do casamento seriam protestantes e as filhas católicas. Mariana de Bragança teve sete filhas, e assim o país tornou-se um país católico.

Foi nesta ocasião que se construiu a cripta para a família reinante. Logo à entrada, temos o túmulo de João, o Cego, Rei da Boemia e Conde do Luxemburgo, herói nacional. Na cripta propriamente dita estão todos os membros já falecidos da família dos grão-duques, incluindo Mariana de Bragança.