Pular para o conteúdo principal

CASAMATAS DO BOCK E DO PÉTRUSSE

As casamatas são os túneis e corredores de pedras que serviram de refúgio em conflitos ao longo da história. São 23 quilômetros de galerias subterrâneas construídas em 1644, época da dominação espanhola. Foram feitas em diferentes níveis e atingem 40 metros de profundidade.

Esses túneis tinham capacidade para acomodar 50 canhões e uma guarnição de 1.200 homens. Além disso, eles tinham instalações subterrâneas para equipamentos de habitação e cavalos, bem como oficinas, cozinhas, padarias e matadouros.

Caso fosse invadida, nos mais profundos túneis havia bombas para serem detonadas matando a todos que estivessem na fortaleza.

Essas impressionantes obras de defesa conferiram a Luxemburgo o nome de “Gibraltar do Norte“.

Vale do Pétrusse

Com a assinatura do Tratado de Londres de 1867, no qual ficariam definidas a independência e a neutralidade perpétuas do grão-ducado, as fortificações deixaram de fazer sentido e foram sendo progressivamente demolidas.

Essas antigas fortificações são a melhor lembrança de um tempo em que esta cidade era cobiçada por todas as potências europeias.

Este sistema de defesa, concebido e sucessivamente ampliado pelos mais conceituados engenheiros do continente ao longo de nove séculos, é o maior do mundo no seu gênero e entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1994.