Pular para o conteúdo principal

BANHOS TERMAIS DE BUDAPESTE

Budapeste é considerada a capital mundial das águas termais.

A cidade conta com cerca de 125 nascentes, que produzem 70 milhões de litros de água termal por dia, com temperaturas variando até 58° C. Algumas dessas águas tem efeitos medicinais, devido ao seu conteúdo mineral clinicamente valioso. Há um sistema de cavernas notáveis, formada pelas águas termais, situadas em algumas das colinas de Buda.

Apesar da fama adquirida por sua origem vulcânica, raramente os visitantes conseguem perceber o papel que as termas desempenham na vida das pessoas e a fé que os moradores depositam nas propriedades de suas águas. Para os habitantes mais antigos, elas merecem a mesma importância atribuída pelos otomanos, que identificaram o potencial das fontes da cidade. A maior parte da água contém alto teor de enxofre, elemento considerado eficiente para o combate ao reumatismo, à artrite e até ao Mal de Parkinson.

Alguns banhos são tão famosos que chegam a receber mais de um milhão de pessoas por ano. É o caso do Szechenyi Spa Baths, construído em 1913 e considerado um dos maiores complexos de spa da Europa. O local conta com piscinas internas e externas, saunas, massagens, estrutura de vestiários, tudo isso em um palácio neobarroco.