Pular para o conteúdo principal

LAS RAMBLAS

Las Ramblas é a avenida mais conhecida e popular de Barcelona. Com pouco menos de 1km de comprimento, Las Ramblas começa na Plaça de Catalunya e vai até o Mirador de Colom, no Port Vell, o porto antigo de Barcelona.

Apesar de ser uma única avenida, cada trecho de Las Ramblas recebe um nome diferente, o que pode confundir o visitante. Por essa razão é possível ouvir tanto “La Rambla” como “Las Ramblas”.

A palavra rambla deriva do árabe ramla, que significa leito de rio seco.

Rambla de Canaletes

Rambla de Canaletes: é o começo de Las Ramblas, onde se vê a Font de Canaletes, ponto de encontro dos torcedores do FC Barcelona.

Rambla del Estudis: no século XV, nessa área estava a primeira universidade de Barcelona. Também é conhecida como “Rambla dels Ocells” (“Rambla de los pájaros” em espanhol). Perto daqui estava um antigo mercado de pássaros.  Nessa parte de Las Ramblas havia, até 2009, 11 bancas de venda de pássaros. Hoje, em cumprimento à legislação de proteção de animais, não resta nenhuma.

Rambla de las Flores: É alegremente decorada por suas bancas de venda de flores. Também é conhecida como Rambla de Sant Josep. Nesta parte da avenida encontra-se o Mercat la Boqueria.

Rambla de los Caputxins – Pla de l’Os (Joan Miró)

Rambla de los Caputxins: onde se vê um grande mosaico em formato circular projetado por Joan Miró.  O nome da obra é Pla de l’Os.   É um pedaço muito nobre com a presença do Gran Teatre del Liceu.

Rambla de Santa Mônica: é o pedaço mais turístico da avenida. Nela estão concentrados os retratistas, que sempre tem algum turista para desenhar. Do lado dos retratistas, há muitos restaurantes, a maioria deles caça-turistas. Nesse trecho de Las Ramblas, já perto do mar, é onde você vai encontrar as estátuas humanas.

Rambla Del Mar: a nova extensão de Las Ramblas fica atrás dos prédios do porto. É uma passarela de madeira para pedestres, que cruza uma parte do Port Vell (o porto antigo) por cima do mar. Termina no complexo que inclui o Centro Comercial Maremagnum, o Aquàrium de Barcelona e o IMAX Port Vell.