Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

A CATALUNHA  é uma comunidade autônoma espanhola.  É a região mais rica e mais industrializada da Espanha.

Comunidad Autónoma.  As comunidades autônomas espanholas poderiam ser comparadas aos estados brasileiros, enquanto que as províncias teriam seu equivalente nas cidades que compõem um estado.

A Catalunha tem uma forte identidade cultural que a diferencia de outras partes da Espanha. Uma parte da população catalã gostaria que a Catalunha se tornasse um estado independente, fora da Espanha. Outra parte significativa da população está satisfeita com a situação atual, na qual a Catalunha forma parte da Espanha, mas tem amplos poderes sobre temas como educação, saúde, cultura, comércio e outros.

A cultura catalã está presente, com mais força, nas regiões do interior da Catalunha. Em alguns lugares do interior da Catalunha, é difícil ouvir alguém falando espanhol.

Está dividida administrativamente em quatro províncias:

Província de Barcelona, cuja capital é Barcelona

Província de Girona, cuja capital é Girona

Província de Lérida, cuja capital é Lérida (Lleida em catalão)

Província de Tarragona, cuja capital é Tarragona

Catalunha cobre uma área de cerca de 32.000 km² e tem uma população oficial de 7.535.251 habitantes. Compreende a maior parte do que foi o território do extinto Principado da Catalunha, sendo o resto da região agora pertencente ao sul da França. A comunidade faz fronteira com a França e com Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo  ao leste, com uma costa de 580 km.

Em Barcelona há duas línguas oficiais, espanhol (ou castellano) e o catalão.

Arquitetura

Como manifestação artística destacam-se obras de Antoni Gaudí.

Arquiteto, urbanista, escultor e pintor espanhol, nascido em 1852, em Reus, e falecido em 1926, em Barcelona.  Filho de um caldeireiro, Antoni Gaudí y Cornet estudou e trabalhou em Barcelona onde se encontra toda a sua obra de arquiteto e urbanista.

Recusou os princípios acadêmicos da arquitetura neoclássica, usou livremente as formas e as técnicas da arte bizantina, muçulmana, mudéjar e gótica, criando um estilo eclético e eminentemente pessoal.

Desde cedo manifestou um interesse particular pelas formas procedentes da Natureza – geologia, botânica, zoologia e anatomia – e pelos recursos e soluções próprios dos ofícios artesanais.

No Parque Guell, construído entre 1900 e 1914, afirmam-se as suas preocupações urbanísticas audaciosas, uma concepção nova do espaço e uma imaginação delirante na decoração dos bancos dos abrigos, feita de mosaicos informais: “colagens” de cacos provenientes dos mais variados objetos.

A Igreja Sagrada Famíla, iniciada em 1883, apesar de permanecer inacabada e construída sobre os fundamentos de uma igreja neogótica, é a obra onde o seu temperamento visionário melhor se manifesta.

Sua imensa obra arquitetônica, original e surpreendente, continua fascinando o mundo muitos anos após sua morte.  Foi um fervoroso católico, amigo de vários bispos e sacerdotes que lhe orientavam sobre as disposições litúrgicas dos templos.

Contratado para construir a igreja desde 1883, não viveu para vê-la terminada.  Ao trabalhar nela tornou-se cada vez mais religioso, e após 1910 passou a trabalhar quase exclusivamente na construção da Igreja, tendo mesmo passado a residir nos estaleiros.

O fim de sua carreira se deu aos 73 anos, vítima de um atropelamento por um trolley-car (bonde). Devido aos seus trajes simples, muitos acreditavam que se tratava de um mendigo, assim, ele foi levado a um hospital para pobres.  Somente depois, reconhecido por amigos, foi transferido para um quarto particular.  Apesar das tentativas, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu três dias depois. Seu corpo foi enterrado em uma cripta na igreja da Sagrada Família.

Beatificação

No Vaticano, está em andamento o processo de beatificação de Gaudí; depois do encerramento da fase diocesana em 2003, todos os documentos da positio com a sua biografia passaram por Roma para serem submetidos à Congregação para as Causas dos Santos.  Para o Arcebispo de Barcelona e Presidente da Comissão do Padroado da Sagrada Família, Cardeal Martínez Sistach, “Gaudí era um grande cristão. Tinha uma espiritualidade franciscana, de amor e contemplação das belezas da natureza, imagens da beleza do Criador”.

Artes Plásticas

Os pintores catalães de grande nome internacional são Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Tàpies.  O malaguenho Pablo Ruiz Picasso viveu sua juventude na Catalunha onde iniciou o cubismo.

Música erudita

Destacam-se internacionalmente o tenor Josep Carreras, a soprano Montserrat Caballé, Jaume Aragall e Victòria dels Angels. E o músico e compositor Jordi Savall.

Dia de Sant Jordi (São Jorge)

Celebrado a 23 de Abril, é considerado o patrono da Catalunha. Nesta festividade, também conhecida como o dia dos namorados na Catalunha (em vez de S. Valentim), oferecem-se tradicionalmente rosas e livros.

Algumas expressões úteis em catalão:

Bom dia………………………………………………. Bon dia
Boa tarde…………………………………………… Bona tarda
Boa noite……………………………………………. Bona nit
Adeus………………………………………………….. Adéu
Por favor……………………………………………. Si us plau
Muito obrigado………………………………. Moltes gràcies
Não entendo……………………………………. No l’entenc
Não falo catalão……………………………… No parlo català
Fala espanhol?…………………………………. Parles castellà?
Quanto é?………………………………………….. Quant val?
Onde é o banheiro?………………………. On és el bany?
Aberto…………………………………………………. Obert
Fechado………………………………………………. Tancat
Que horas são?……………………………….. Quina hora és?
Até………………………………………………………… Fins després
Até logo………………………………….. Fins aviat
Rua…………………………………………. Carrer
Um/uma…………………………………………….. u/un/una
Dois/duas………………………………………….. dos/dues
Três………………………………………………………. tres
Quatro………………………………………………… quatre
Cinco……………………………………………………. cinc
Seis……………………………………………………….. sis
Sete………………………………………………………. set
Oito………………………………………………………. vuit
Nove………………………………………. nou
Dez……………………………………………………….. deu