GALERIA DA ACADEMIA
A Gallerie dell’ Accademia é uma das pinacotecas mais importantes do mundo. Entre seus quadros estão obras de importantes artistas, como Veronese, Canaletto, Tintoretto, Tiziano e Bellini.
O acervo da Academia oferece um quadro completo da escola veneziana: começa na era bizantina, passa pelo Renascimento e vai até o barroco e um pouco além.
A base inicial do acervo foi a Accademia di Belle Arti fundada em 1750 pelo pintor Giovanni Battista Piazzetta. Em 1807 Napoleão transferiu a coleção para este local e a enriqueceu com obras de arte retiradas de igrejas e monastérios.
A coleção inclui o desenho do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, que raramente é exibido porque a obra, sendo em papel, é frágil e sensível à luz. Fica exposto apenas em mostras especiais para evitar sua deterioração.
Em 2019 o Musée du Louvre, em Paris, solicitou o empréstimo do desenho para sua exposição de obras de Leonardo. O pedido foi recusado por um grupo de patrimônio cultural. Um tribunal em Veneza, no entanto, decidiu que a obra não sofreria efeitos nocivos se fosse transportada com muito cuidado e exposta sob condições controladas. A obra fez, portanto, parte da exposição do Louvre de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020.
A Galeria da Academia está hospedada em três importantes edifícios religiosos: a Scuola Grande de Santa Maria della Carità, a igreja de mesmo nome e o Monastério de Canonici Lateranensi.