Location

IGREJA DA MADONNA DELL’ORTO

A Chiesa di La Madonna dell’Orto fundada em meados do século XIV foi dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos viajantes, para proteger os barqueiros que transportavam passageiros para as ilhas do norte da laguna. Uma estátua do santo fica em cima do portal principal.

No começo do século XV o padroeiro foi mudado e a igreja reconstruída. Na ocasião foi encontrada uma imagem da Virgem Maria em uma horta (orto), que supostamente teria poderes milagrosos. A imagem foi trazida para a igreja que mais tarde daria apoio ao seu nome. Esta estátua está à mostra na capela São Mauro.

O interior é amplo e sem muitos objetos. À direita fica a magnífica pintura São João Batista e Outros Santos (c.1493). Na capela em frente está A Madona e o Menino de Giovanni Bellini (c.1478), roubada pela terceira vez em 1993.

Os maiores tesouros remanescentes da igreja são as obras de arte de Tintoretto, que frequentava a igreja. Seu túmulo, indicado por uma placa, fica junto com o de seus filhos, na capela à direita do coro. Seus trabalhos mais impressionantes são obras-primas que decoram o coro. Na parede à direita está O Juízo Final, cujas turbulentas imagens fizeram pessoas sair correndo da igreja com medo. Em A Adoração do Bezerro de Ouro, na parede à esquerda, acredita-se que a figura que carrega o bezerro (a quarta a partir da esquerda) seja um retrato do artista. Dentro da capela de San Mauro fica uma estátua da Madona de Giovanni de Santi.