EMPIRE STATE BUILDING
O Empire State continuou sendo o arranha-céu mais famoso de Nova York, mesmo após ter perdido o título para o World Trade Center na década de 70.
Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Empire State Building tornou-se novamente o edifício mais alto da cidade, até o One World Trade Center atingir uma altura maior em abril de 2012. O edifício, projetado em estilo Art Decó, é atualmente o quinto mais alto arranha-céu nos Estados Unidos e o 29º mais alto do mundo.
Em 2010, o Empire State Building passou por uma reforma de 550 milhões de dólares, sendo que 120 milhões foram gastos para transformar o edifício em uma estrutura de energia eficiente e sustentável.
É o mais alto edifício com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) nos Estados Unidos, classificação que recebeu em setembro de 2011.
É lá que se encontra o NY Skyride, a popular atração que utiliza tecnologia digital para oferecer aos turistas um passeio virtual exclusivo por todas as maiores atrações de Nova York.
O prédio foi projetado para ter 86 andares, mas ganhou depois um mastro de 46 metros para prender zepelins. O mastro, agora com 62 metros, é uma antena transmissora de rádio e TV para a cidade e quatro estados.
O projeto previa uma construção rápida e fácil. Todos os componentes possíveis foram pré-fabricados e encaixados no lugar, ao ritmo de quatro andares por semana.
O terraço de observação no 86º andar proporciona uma fantástica vista de Manhattan. Do 102º andar, a 381 metros de altura, a visão nos dias claros alcança mais de 125 km. Mas antes de subir é bom checar, no saguão, a visibilidade.
Condutor natural de raios, o prédio é atingido por cerca de 500 deles por ano. Nas tempestades, pode-se ver o espetáculo de dentro, em segurança.