INTRODUÇÃO
Zermatt é a estação mais conhecida da Suíça. Fica no sopé da montanha Matterhorn e é cercada por 38 montanhas com mais de 4.000m, como o Monte Rosa, Dom e Weisshorn.
Sua área central é cortada pelo principal rio deste vale, denominado Matter Vispa, o qual nasce a partir das geleiras que se espalham aos pés das montanhas que circundam a cidade.
É fechada ao trânsito motorizado, sendo o acesso somente de trem, que sai de Brig, Visp ou Täsch.
Zermatt é o paraíso dos esquiadores no inverno e centro de caminhadas e montanhismo no verão, quando também é possível esquiar e praticar snowboard nas geleiras.
A montanha Matterhorn é a mais famosa da Suíça, embora não seja a mais alta. Fincada na fronteira suíço-italiana e com seu pico piramidal que se ergue a 4.478m, ela se tornou um dos símbolos nacionais. As melhores vistas dessa montanha são apreciadas no centro de Zermatt.
Conquistada pela primeira vez em 14 de julho de 1865, a expedição terminou em tragédia, quando três dos montanhistas ingleses e um guia suíço morreram durante a descida. Seus túmulos estão em Zermatt, junto com os de outras pessoas que perderam a vida na montanha.
O Matterhorn Museum documenta a história do montanhismo na região e tem uma mostra específica dedicada a Edward Whymper que liderou a primeira escalada da Matterhorn em 1865.
A praça da cidade é cercada por casas históricas e tem uma fonte com esculturas de marmotas.
De Zermatt partem muitos teleféricos que vão ao cume da Klein Matterhorn (ou Glacier Paradise) e há também uma estrada de ferro de cremalheira que sobe até a Gornergrat (3.089m), de onde se tem vistas deslumbrantes da Matterhorn e da Gornergletscher.
A Ferrovia Gornergrat (Gornergrat Bahn) datada de 1898, continua hoje como a mais alta ferrovia a céu aberto da Europa.
O passeio a Glacier Paradise ou Klein Matterhorn, a 3.883 metros de altitude, oferece uma vista espetacular do Matterhorn e dos Alpes, na fronteira entre Suíça e Itália. É o mais alto mirante europeu dotado de teleférico e com plataforma de observação.
Na cidade de Zermatt existe o Iglu-Dorf, um lugar onde tudo é feito de gelo e neve. O complexo é considerado a maior vila de iglus do mundo e funciona como um ponto de encontro entre esquiadores e turistas. Há um hotel e um pátio com restaurante e bar de gelo que serve bebidas quentes e alcoólicas para aliviar o frio dos visitantes.
O Monte Rosa se divide entre o território suíço e o italiano. Embora menos famoso que o Matterhorn, o maciço Monte Rosa tem o pico mais alto da Suíça e o segundo mais alto dos Alpes, depois do Mont Blanc. Em razão de seu formato, não é tão desafiador para os alpinistas quanto o Matterhorn.