Seu pico em forma de pirâmide tem quatro faces, e cada lado aponta para um dos pontos cardeais da Terra. Sendo assim, dependendo do ângulo da montanha, você consegue descobrir se está ao norte, sul, leste ou oeste. Os paredões ao norte e leste estão voltados para a Suíça e o sul aponta para o lado da Itália. O Oeste tem vista para a fronteira suíço-italiana.
Matterhorn já foi iluminada com a bandeira do Brasil e de muitos outros países. A homenagem aconteceu em 2020, em uma ação de solidariedade às nações que enfrentavam a pandemia do novo coronavírus. O projeto tinha como lema “luz é esperança” e homenageava as vítimas e os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da crise. Segundo declaração do órgão de turismo de Zermatt, “a sociedade, tão forte quanto o monte, deve se manter unida e ancorada para superar o momento difícil”.
O pico triangular do Matterhorn se tornou um dos símbolos da Suíça e de diversos produtos feitos no país. É usado frequentemente em logotipos de cerveja, queijos, espuma de barbear, lápis de cor, e campanhas publicitárias. Faz parte da identidade visual do Toblerone, um dos chocolates suíços mais tradicionais, inspirando o formato e o design da embalagem.
Cerca de 500 pessoas morreram tentando escalar o monte. Uma cruz de metal foi colocada no topo para homenagear aqueles que perderam a vida.