PALAZZO VECCHIO
O Palazzo Vecchio está localizado na piazza della Signoria e é o símbolo do poder político de Florença há mais de sete séculos.
O desenho do palácio é atribuído a Arnolfo di Cambio, arquiteto do Duomo e da Basílica da Santa Cruz.
Atualmente é a sede da prefeitura de Florença e no seu interior acolhe um museu que expõe obras de vários artistas,.
Foi concluído em 1322. Apesar de conservar muito de sua aparência medieval, o interior foi reformado para o Duque de Cosme I em 1540.
Durante seu curto tempo no governo, os nove cônsules da signoria moravam no palácio. A cada dois meses nove novos nomes eram sorteados, acarretando muitas idas e vindas. Em 1540 Cosme I reformou o palácio para ser sua residência e centro do governo. Pouco depois da reforma feita por Vasari, ele e a esposa acharam que os apartamentos eram desconfortáveis para morar o ano todo e então decidiram comprar o palácio Pitti para residência de verão. Após a morte de Eleonora e de seus filhos, Cosme levou o resto da família para o palácio Pitti.
Destaques
- Salone dei Cinquecento: aqui se encontra a escultura Genio della Vittoria (Michelangelo) e as maravilhosas cenas de batalha pintadas do chão ao teto por Vasari. Elas glorificam as vitórias florentinas de Cosme I sobre as arqui-inimigas Pisa e Siena, nas quais pisanos são representados sem armadura. Cosme se fez retratar como um deus no centro do teto de painéis, mas antes encomendou ao Vasari erguer o teto original em 7 metros. Vasari, com consultas a Michelangelo, levaram apenas 2 anos para construir o teto e pintar os 34 painéis folheados a ouro, apoiados apenas em uma estrutura de madeira.
- Capela dos santos Cosme e Damião: aqui estão os painéis trípticos de Vasari com os dois santos.
- Apartamentos privados de Eleonora: com decoração pesada que exalta a glória dos Medici.
- Sala verde: o teto é de Ridolfo del Ghirlandaio, inspirado pelo projeto do Domus Aurea, de Nero, em Roma. Os vibrantes afrescos da capela são de Bronzino.
- Sala verde: o teto é de Ridolfo del Ghirlandaio, inspirado pelo projeto do Domus Aurea, de Nero, em Roma. Os vibrantes afrescos da capela são de Bronzino.
- Sala dei Gigli: o friso de flores de lis representa a república florentina. Aqui está exposto Judite e Holofernes, de Donatello. Na parede estão os afrescos de Domenico Girlandaio.
- Sala dos mapas ou sala delle Carte Geografiche: guarda a fascinante coleção de Cosme I de mapas do século XVI, mostrando todo o mundo conhecido na época, das regiões polares ao Caribe.