Location

POTSDAMER PLATZ

A Potsdamer Platz é uma importante praça e interseção de tráfego no centro de Berlim.

Em pouco menos de um século passou de um cruzamento de estradas rurais ao mais frenético centro de tráfego da Europa.

Com a reunificação houve um projeto de urbanização que transformou o local numa verdadeira praça de concreto e vidro, muito diferente do resto da cidade.

No coração da Postdamer Platz fica o Sony Center (complexo com lojas, restaurantes, escritórios, sofisticados flats e cinemas, incluindo o IMAX). É também a sede do Festival Internacional de Cinema de Berlin, a Berlinale.

Sony center

Ao lado de prédios de escritórios, a região tem muitos edifícios com cinemas, teatros, um enorme shopping center, o Arkaden, e também o maior shopping center de Berlim: o LP12 – Mall of Berlim, que conta com 270 estabelecimentos comerciais distribuídos em 4 pisos.

LP12 – Mall of Berlim

A Potsdamer Platz foi destruída por incursões aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Era uma zona militarizada, de acesso restrito, dividida pelo muro de Berlim; foi uma das primeiras áreas a ser violadas em novembro de 1989. Desde os anos 1990, Potsdamer Platz renasceu completamente, como o novo coração e símbolo de inspiração de uma Berlim reunificada.

Quem já foi a Berlim certamente viu pedaços do muro em vários locais. Estes estão na Potsdamer Platz. São pinturas do artista francês Thierry Noir, um dos primeiros a pintar o muro. Seus desenhos têm o formato de um “F”, que é a primeira letra da palavra liberdade: em alemão Freiheit e também em inglês Freedom.

Lá se vê ainda uns pedaços de muro em que o pessoal resolveu colar chicletes mascados para demonstrar simbolicamente o desprezo por toda essa parte horrível da história.

Na junção de duas ruas está o Kollhoff Tower, um prédio pontiagudo, em tijolinhos, que se destaca dos outros dois prédios modernos com fachada de vidro. Da plataforma Panoramapunkt pode-se ter uma vista panorâmica da cidade.

Pelo elevador “mais rápido da Europa” chega-se ao 24º andar em apenas 20 segundos. E mais um lance de escadas até o 25º andar chega-se ao topo do prédio onde fica a plataforma panorâmica.