Pular para o conteúdo principal

REICHSTAG

O Reichstag foi construído para abrigar o Parlamento alemão (atualmente chamado Bundestag), entre 1884 e 1894. É associado a importantes momentos da história da Alemanha:

Neste local, em 1918, Philipp Scheidemann proclamou a formação da república de Weimar (estado alemão surgido ao final da Primeira Guerra, com a instalação da chamada “Alemanha Nazista”).

Em fevereiro de 1933, após Adolf Hitler ter sido nomeado chanceler, o prédio foi destruído por um incêndio cuja causa nunca foi esclarecida. Este incêndio foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.

Foi novamente reconstruído em 1957, quando passou a ser local de encontro para os deputados do Parlamento alemão, e também para festivais e concertos de rock.

Com a reunificação em 1990, foi o primeiro local de encontro para o recém-eleito Bundestag.

Foi reinaugurado em 1999 para sediar o parlamento da recém unificada Alemanha. A moderna cúpula de vidro projetada pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster pode ser admirada a quilômetros de distância. De lá se tem uma das mais belas vistas panorâmicas de Berlim.