GROSSMÜNSTER
A Grossmünster (grande igreja) é uma igreja protestante de estilo românico. Suas torres gêmeas são o marco mais reconhecido de Zurique.
Construída junto ao rio Limmat, tem grande importância arquitetônica e histórica, sendo o lugar onde se declarou a separação entre a Igreja e o Papa, um acontecimento que levaria à Reforma Protestante.
Segundo a lenda Carlos Magno fundou a igreja no local na virada do século VIII para o século IX, sobre os túmulos de Felix e Regula, santos padroeiros da cidade. Consta que, após serem mortos no local da Wasserkirche, esses mártires carregaram suas cabeças pela colina até o local agora marcado pela Grossmünster.
A construção da atual basílica começou por volta de 1100, e as torres no lado oeste só foram concluídas no final do século XV.
A cripta maior da Grossmünster contém uma estátua de Carlos Magno do século XV. Outras características notáveis da igreja são o portal românico, com uma porta de bronze e vitrais assinados pelo grande artista suíço Augusto Giacometti.
É possível subir até topo da torre norte para admirar uma das mais belas vistas de Zurique.