Pular para o conteúdo principal

PARLAMENTO

O edifício do Parlamento de estilo neoclássico é a sede das assembleias parlamentares da Áustria. Foi construído como parte do projeto de renovação da Ringstrasse, num estilo em que a construção lembrasse a antiga Grécia como berço da democracia.

Sua construção começou em 1874 e acabou em 1884. Abrigou diversas instituições parlamentares ao longo de mais de cem anos de história.

Depois da queda do império dos Habsburgos em 1918, passou por um de seus momentos mais importantes quando os deputados proclamaram para a república.

Durante a segunda guerra mundial, metade do edifício ficou destruída devido aos bombardeios. As obras de reconstrução se prolongaram até 1956.

A entrada fica acima do nível da rua e chega-se a ela através de uma rampa com esculturas de bronze e de mármore de historiadores gregos e romanos. Em frente ao pórtico central há uma fonte com a figura de Palas Atena, a deusa da Sabedoria. A fachada do edifício é decorada com mais de 100 estátuas, incluindo quatro enormes carruagens no telhado.