Location

SCUOLA GRANDE DI SAN ROCCO

A Scuola Grande di San Rocco representa para Veneza o que a Capela Sistina representa para Roma. Tintoretto decorou suas paredes e tetos durante 24 anos, fazendo uma obra de uma imensidade e uniformidade única.

Foi fundada em homenagem a San Rocco (São Roque), um santo que dedicou a sua vida a ajudar os doentes. Sua construção foi iniciada em 1515 e terminada em 1549.  O trabalho foi financiado com doações de venezianos desejosos de invocar a proteção de São Roque, e a Scuola rapidamente tornou-se uma das mais ricas de Veneza.

Em 1564 seus membros decidiram contratar Tintoretto para decorar as paredes e o teto. Suas pinturas mais antigas preenchem a pequena Sala dell’Albergo perto do saguão superior. Suas últimas pinturas ocupam o saguão do piso térreo, logo na entrada.

Destaques

  • Saguão do térreo: as pinturas do piso térreo foram executadas quando Tintoretto já tinha mais de 60 anos de idade. No conjunto são oito pinturas que ilustram a vida de Maria. A série começa com uma Anunciação e termina com uma Assunção. As cenas de Fuga para o Egito, Santa Maria Madalena e Santa Maria do Egito são notáveis por sua serenidade. A última delas é uma lúcida representação da contemplação espiritual do eremita arrependido.
  • Saguão superior e Sala dell’Albergo: a grande escadaria feita por Scarpagnino cujo lance superior é decorado com duas grandes pinturas sobre a peste de 1630, conduz ao saguão superior. Aqui temas bíblicos decoram o teto e as paredes pintados por Tintoretto.
    As pinturas do teto retratam cenas do Velho Testamento.
    As grandes pinturas nas paredes do saguão representam episódios do Novo Testamento, ligadas às pinturas do teto. As figuras perto do altar incluem uma caricatura de Tintoretto com sua palheta e pincéis.
    Perto da entrada da sala dell’Albergo fica a Anunciação de Ticiano. A sala abriga sua obra-prima Crucificação (1565).
    Na parede em frente a Crucificação estão episódios da Paixão de Cristo: Cristo diante de Pilatos, A coroação com Espinhos e A Ascensão ao Calvário.