Location

MURANO

Murano é um grupo de sete pequenas ilhas ligadas por pontes e separadas por oito canais na Laguna de Veneza.

Tem cerca de 5000 habitantes e encontra-se a 1,5km ao norte de Veneza.

É famosa por sua requintada fabricação de vidro. Verdadeiras obras de arte, as peças produzidas em Murano podem alcançar altos valores no mercado. Na tradição local, gerações vem passando os segredos da produção do vidro de Murano de pai para filho.

É o centro da indústria de vidraria desde 1291, quando as fornalhas e os artesãos foram transferidos da cidade para cá por causa do risco de incêndio e dos efeitos desagradáveis da fumaça. Na época a maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira.

Durante o século XIV a ilha ganhou fama devido às exportações. Inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos, e mais tarde de lustres. Durante algum tempo Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa, sendo conhecida por seus elegantes lustres.

Hoje as obras em vidro produzidas em Murano enfrentam a dura concorrência com as peças vindas da China.  Muito mais baratas, no entanto com acabamento e aparência visivelmente grosseiros.

Cristais de murano

A fabricação de artigos em vidro ou cristal de murano não sofreu grandes intervenções tecnológicas ao longo dos anos.

Consolidado na ilha de Murano no século XII, o trabalho consiste em uma técnica totalmente artesanal. A peça é esculpida por profissionais que são verdadeiros artistas, que utilizam suas habilidades manuais e o sopro, dando a forma inicial ao produto.

O processo de fundição até a finalização do produto pode levar até três dias, dependendo do grau de complexidade da peça.

Primeiramente, as matérias-primas sólidas, como a areia de quartzo e o chumbo, são colocadas em um forno aquecido a quase 1.500°C, transformando-se em uma espécie de massa.

Depois de retirada do forno e resfriada ela irá ser trabalhada pelo vidreiro.

O tempo médio para fundir a peça e dar a forma que se quer é de 20 a 40 minutos, podendo passar de uma hora, dependendo dos detalhes do design. No final a peça passa pela lapidação, que dura entre três e quatro horas.

BASÍLICA DE SANTA MARIA E SÃO DONATO

A Basílica dei Santi Maria e Donato do século XII é o destaque arquitetônico de Murano, apresentando uma bela abside com colunatas. O teto gótico é em forma de quilha de navio e a abside tem um mosaico de Madona. O lindo piso em mosaico medieval é datado de 1140.

Lá estão as relíquias de São Donato de Arezzo. Diz-se que lá se encontram também, atrás do altar, grandes ossos de um dragão que matou São Donato.

MUSEU DO VIDRO

O Museo Del Vetro  foi fundado em 1861 e está localizado no Palazzo Giustinian. É um museu sobre a história do vidro, incluindo o vidro local de Murano.

A coleção é uma das mais completas do mundo. Varia de antiguidades a obras do século XX, incluindo realizações da famosa empresa de vidro Barovier & Toso, e tecidos de vidro projetados por Carlo Scarpa nos anos 30.

Um dos destaques é a taça de casamento Barovier (1470-80), cor azul-escura e com trabalho esmaltado de Angelo Barovier. Outra atração é um lustre de aranha de 330 quilos.

IGREJA DE SÃO PEDRO MÁRTIR

A Chiesa di San Pietro martire   foi fundada em honra a São João Batista.  Foi demolida devido a um incêndio e reconstruída em 1511 em estilo gótico, e desta vez dedicada a São Pedro mártir.

No interior estão obras de arte de artistas vênetos importantes, como Tintoretto, Giovanni Bellini e Veronese. Destaques para os lustres da igreja e a tela San Gerolamo nel Deserto, de Paolo Veronese.

PALÁCIO DA MULA

O Palazzo da Mula mostra todos os adornos característicos da arquitetura veneziana. A fachada em estilo gótico é de influência bizantina do século XII.

Abriga a sede do município de Murano e organiza exposições e encontros sobre o vidro, e também sobre temas diversos.

Monet em sua única viagem a Itália fez duas pinturas desse palácio.