MUSEUM OF ANTHROPOLOGY
No campus da UBC (University of British Columbia) está localizado o importante Museu de Antropologia projetado pelo renomado arquiteto Arthur Erickson.
Fundado em 1947, o museu abriga um dos mais belos acervos do mundo sobre a arte dos povos nativos da costa noroeste, incluindo uma série de esculturas de grande porte, totens e artefatos culturais.
O foco do museu é global, com objetos da África, Indonésia, Oceania, China e Índia. Mas o destaque é o vasto passado cultural da Colúmbia Britânica.
É possível encontrar máscaras utilizadas em rituais, canoas com decorações elaboradas, figuras esculpidas com primor e joias. Destaque também para duas casas Haida reconstruídas. Os Haida são uma nação indígena da costa noroeste do Pacífico, na América do Norte.
Esse povo nativo norte-americano está fortemente representado no museu. As construções tradicionais eram pontos centrais da vida social, econômica e política dos Haida.
Pelas janelas do saguão, o visitante pode apreciar o belo complexo externo de culturas, que inclui duas casas projetadas por Bill Reid, um artista Haida contemporâneo.
A seguir os principais destaques:
O grande hall: a notável estrutura de vidro e concreto constitui o cenário ideal para totens, canoas e esculturas.
O Corvo e os Primeiros Homens (1980), de Bill Reid: esculpido em cedro-amarelo, esta interpretação moderna do mito da criação dos haida retrata o corvo, sábio e astuto, tentando induzir a humanidade a vir ao mundo a partir de um enorme marisco.
Portas entalhadas em cedro-rosa: foram elaboradas em 1976 por um grupo de artistas e exibem a história dos primeiros povos da região do Skeena River, na Colúmbia Britânica.