Location

INTRODUÇÃO

É uma comuna da região do Vêneto, 30 km ao norte de Veneza, no nordeste da Itália. Possui cerca de 83.950 habitantes (2017).

Está situada em uma planície fértil na confluência dos rios Sile e Botteniga.

É conhecida como Piccola Venezia (pequena Veneza). É cercada por uma muralha e entrecortada por canais, tem castelos, igrejas e belíssimas praças. Sua estrutura colorida e alegre fez com que fosse chamada de “urbs picta” (cidade pintada).

As inúmeras nascentes conhecidas localmente como fontanassi estão em todo o município. A mais importante é a do rio Botteniga, que atravessa as muralhas da ponte de Pria e se ramifica nos rios Cagnan, Buranelli e Roggia, contribuindo para enriquecer e delimitar o centro histórico de Treviso.

A cidade está numa região de um dos melhores vinhos da Itália, sendo alguns produzidos em pequenas quantidades e por isso só encontrados nessa área.

Treviso ostenta uma herança cultural riquíssima, com traços artísticos e arquitetônicos de seus dois milênios de história, durante os quais passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, franceses, venezianos, austro-húngaros e muitos outros conquistadores.

Atualmente, é um polo industrial de diferentes segmentos, incluindo a moda. A Via Callmaggiore concentra várias lojas de grifes e é onde fica a sede da Benetton, uma das marcas italianas mais famosas do mundo.

HISTÓRIA

O desenvolvimento econômico de Treviso se deu após o ano 1000. No século XII a cidade se constituiu como Libero Comune (livre município), reconhecida pelo Imperador Barbarossa em 1168 e pelo tratado de Costanza de 1183.

Neste período surgem os edifícios municipais que é hoje a Piazza dei Signori, e também as primeiras muralhas de defesa.

Leal à república de Veneza de 1339 até cair nas mãos dos franceses na era napoleônica, Treviso ficou sob o domínio da Áustria de 1815 até sua incorporação à Itália unificada em 1866.

Foi fortemente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Os bombardeios danificaram grande parte do centro histórico mas grande parte foi restaurada.

ECONOMIA

Treviso é um importante centro de mercado agrícola. Possui fábricas de arroz, papel e produtos alimentícios, têxteis, químicos e cerâmicos.

CURIOSIDADE

O primeiro e maior poeta da língua italiana Dante Alighieri citou Treviso em sua obra “La Divina Commedia”. Dante passou algum tempo exilado em Treviso e foi homenageado com um monumento sobre a ponte que tem seu nome. Essa ponte chegou a ser chamada de Ponte Impossível, pois com a forte corrente do rio a ponte desabou mais de uma vez antes de ser concluída.