Location

COLINAS DO PROSECCO

As colinas do Prosecco ficam na região do Vêneto, mais precisamente entre as cidades de Conegliano e Valdobbiadene. Essa área engloba uma superfície de 9,1 mil hectares.

Nesta região são cultivadas as uvas Glera para produção de prosecco.

Em 1966 foi criada uma rota do vinho na região das colinas, a Strada del Prosecco e Vini dei Colli Conegliano-Valdobbiadene. Esta rota possui um percurso de 120 quilômetros entre as cidades de Conegliano e Valdobbiadene, passando por vinhedos, vilas dos séculos XVII e XVIII, castelos, abadias e a escola enológica mais antiga da Itália, o Instituto Cerletti, criado em 1876.

Em 2019 as colinas foram incluídas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Prosecco é um vinho branco italiano produzido nas variantes spumante, frizzante e tranquillo, podendo ser DOC ou DOCG.

O vinho representa a excelência de qualidade da bebida, sendo reconhecida em 2009 como Prosseco Superior. A especificação “Superior” indica que tais vinhos possuem características melhores, graças a um padrão de clima favorável, que permite alcançar uma maior concentração de açúcar e consequentemente maior teor alcoólico.

Em 2009 os italianos mudaram o nome da uva Prosecco para Glera, para fazer com que apenas os vinhos produzidos na região italiana pudessem usar o nome Prosecco, num processo parecido com o que foi feito na região de Champagne.

No entanto, alguns países não reconhecem essa denominação e continuam usando o nome Prosecco em seus produtos. É o caso do Brasil (com exceção de algumas vinícolas) e da Austrália, que ainda utilizam o nome independentemente do local de produção do espumante.

VINHOS ITALIANOS

Na Itália existem 332 vinhos considerados DOC (Denominação de Origem Controlada), 73 classificados como DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e 118 como IGT (Indicação Geográfica Típica).

Se o vinho não possuir nenhuma dessas classificações, pode ser considerado um “vino da tavola” (vinho de mesa).

Um vinho DOCG não é, necessariamente, de qualidade superior a um vinho DOC ou um IGT.

No entanto, para receber a classificação de DOCG no rótulo o produtor deve respeitar rigorosas exigências estabelecidas pelo governo italiano.

Para evitar eventuais falsificações, cada garrafa de vinho DOCG é identificada com um número progressivo.