O Museo Civico funciona atualmente onde foi a sede da prefeitura de Siena (Palazzo Pubblico). É um dos mais graciosos edifícios góticos na Itália. Tem uma fachada côncava cujo desenho reflete a curva convexa oposta formada pela praça.
Ocupa salas de ricos afrescos pintados por artistas da escola sienense. São incomuns por terem sido encomendados pelo governo da cidade e não pela igreja. Muitos retratam objetos seculares em vez de temas religiosos.
Destaques:
- Sala del Risorgimento com os impressionantes afrescos do fim do século XIX que retratam a unificação da Itália sob o rei Vittorio Emanuele II.
- Sala di Balia ou Sala das Autoridades que exibem as 15 cenas retratadas em afrescos que narram episódios na vida do papa Alexandre III, incluindo os confrontos com o sacro imperador romano Frederico Barbarossa.
- Sala del Concistoro ou Sala do Conselho de Clérigos com afrescos alegóricos pintados no teto pelo maneirista Domenico Beccafumi.
- A Anticappella exibe afrescos pintados por Taddeo di Bartolo, contendo figuras que representam as virtudes necessárias ao exercício do poder (Justiça, Magnanimidade, Força, Prudência, Religião), bem como retratos de alguns líderes republicanos da Roma antiga.
- A Capella contém uma bela Sagrada Familia e São Leonardo de Il Sodoma.
- O Vestibolo tem como atração principal um lobo de bronze, o símbolo da cidade.
- Na Sala del Mappamondo está a fascinante Maestà (Virgem Maria em Majestade) de Simone Martini. Ela mostra a Madonna embaixo de uma cobertura cercada por santos e anjos. O mapa-mundi foi pintado por Ambrogio Lorenzetti no início do século XIV.
- A Sala dei Nove (Sala dos Nove) é decorada com um ciclo de afrescos Alegoria de Bom Governo e Alegoria de Mau Governo, de Ambrogio Lorenzetti, que são descritos como as mais importantes pinturas seculares da Renascença. O afresco do Bom Governo mostra uma cidade ensolarada, serena, com cidadãos alegres e um campo cheio de grãos. O Mau Governo é presidido por um demônio, e mostra uma cidade má e cheia de vícios, crimes e doenças.