Location

DUOMO

A Catedral Duomo de Siena é uma das maiores igrejas góticas da Itália. Sua construção começou em 1215 e continuou pelo século XIV, quando foi feito o projeto de criar uma nova nave, o que tornaria a catedral a maior igreja da Cristandade. Entretanto a ideia não se concretizou devido à peste de 1348 que exterminou metade da população local.

A magnífica fachada de mármore policromático branco, verde e vermelho foi projetada por Giovanni Pisano.

O interior é impressionante. Paredes e pilares continuam o tema de listras pretas e brancas do exterior, enquanto as abóbodas são pintadas de azul com estrelas douradas. O piso de mármore incrustado, decorado com 56 painéis de cerca de 40 artistas e executado ao longo de 200 anos retrata temas históricos e bíblicos.

Destaques

  • Painéis do púlpito: esculpidos por Nicola Pisano com a ajuda de Arnolfo di Cambio, retratam cenas da Vida de Cristo.
  • Pia batismal: obra de della Quercia, Ghiberti e Donatello.
  • Estátuas da fachada: muitas delas foram substituídas por cópias. As originais estão no Museo dell’Opera del Duomo.
  • Biblioteca Piccolomini: construída para acomodar os livros de Enca Silvio Piccolomini, mais conhecido como Pio II. As paredes da pequena sala são decoradas com afrescos pintados por Bernardino Pinturicchio, que retratam eventos na vida de Piccolomini.

    Biblioteca Piccolomini
  • Cripta: embaixo do púlpito da catedral foi redescoberta e restaurada em 1999, depois de ter sido ocupada até o teto por destroços nos anos de 1300. As paredes são cobertas com pintura a secco (em oposição aos afrescos que são pintados sobre gesso molhado, o que os torna mais duráveis) datando dos anos de 1200. São 180m2 de pintura que retratam histórias bíblicas, entre elas a Paixão de Cristo e a Crucificação.
  • Panorama del Facciatone: ampla vista panorâmica no alto da fachada do chamado Nuovo Duomo. Para apreciar a linda vista será necessário subir os 131 degraus da escada em caracol.