Location

COLLEGIATA

Esta catedral Collegiata é uma referência ao colégio de sacerdotes que a administrava originalmente. Partes do edifício datam do século XI e os afrescos de nitidez impressionante são do século XIV.

Na parede à esquerda do altar há cenas do Gênesis e do Velho Testamento pintadas por Bartolo di Fredi. O afresco que retrata a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden sofreu alguns danos durante a guerra. Outras cenas incluem Caim matando Abel e as histórias da Arca de Noé e o manto de José. Por último está a história de Moisés levando os judeus para fora do Egito e a história de Jó.

Na parede à direita há cenas do Novo Testamento produzidas pela oficina de Simone Martini. Os afrescos retratam a Anunciação, a Epifania, a ida de Cristo ao templo e o massacre dos recém-nascidos por ordem de Herodes. Os painéis dos níveis inferiores resumem a vida e a morte de Cristo, a Ressurreição e assim por diante.

Na parte interna da fachada frontal está a descrição do Juízo Final por Taddeo di Bartolo, e os afrescos retratando o Paradiso e o Inferno. São Sebastião foi pintado por Benozzo Gozzoli.

Na nave sul fica a Capella di Santa Fina, uma capela renascentista adornada por afrescos de Domenico Ghirlandaio, retratando eventos na vida de um dos santos padroeiros da cidade. Eles foram exibidos no filme de Franco Zeffirelli Chá com Mussolini em 1999.

No pátio há uma galeria ao lado da Collegiata, onde está exposta a pintura Anunciação, de Ghirlandaio.