Pular para o conteúdo principal

MUSEU BOIJMANS – VAN BEUNINGEN

O nome do Museu Boijmans – Van Beuningen está ligado a dois grandes especialistas de arte. É uma das mais belas coleções da Holanda, e é conhecida pela extraordinária série de pinturas de “velhos mestres”.  A coleção se estende por todo o espectro da arte holandesa, das obras medievais de Jan van Eyck a raros objetos em vidro e recentes instalações usando tecnologia de laser.

A Torre de Babel – Pieter Brugel
Titus at his desk – Rembrandt

Os destaques do museu são: A Torre de Babel (Pieter Brueghel), no qual o pintor mostra o elaborado edifício de dez andares pulsando em atividade frenética no tema do Velho Testamento. Estudo de Dois Pés (Albrecht Dürer), em tinta cinza e branca, é um de uma série de esboços sobre o tema da “Assunção” para o altar Heller, em Frankfurt. Titus e sua Escrivaninha (Rembrandt), que retratou seu filho doente em um momento introspectivo, com uma luz suave que acentua a palidez do semblante.

Entre as mais de 140 mil obras de arte se destacam ainda O Campo de Trigo (Ruisdael), A Fuga de Medeia (Rubens) e Autorretrato (Fabritius).

O museu também abriga obras de Van Gogh, Frans Hals, Jan Steen, Kandinsky, Magritte, Dalí, Kokoschka, Leonardo da Vinci, Cornell, Beckmann e muitos outros.