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MAASTUNNEL

O Maastunnel é um túnel que foi constuído entre 1937 e 1942, ligando as margens do Nieuwe Maas. Cerca de 75.000 veículos a motor e um grande número de ciclistas e pedestres usam o túnel diariamente, tornando o Maastunnel uma parte importante da rede rodoviária de Roterdã.

Embora houvesse acordo quanto à necessidade de uma nova conexão permanente entre as duas margens do rio Maas, não havia acordo quanto à possibilidade de ser uma ponte ou um túnel. Um túnel provou ser mais atraente financeiramente do que uma ponte, principalmente devido à grande altura que uma ponte precisaria para evitar dificultar a passagem de navios do porto de Roterdã, o maior porto da Europa.

Foi construído usando o método do tubo submerso. Partes separadas foram construídas em uma doca seca e depois flutuaram e afundaram em uma vala escavada no fundo do rio, uma técnica usada em muitos outros túneis holandeses após o Maastunnel. Este foi o primeiro túnel subaquático de forma retangular do mundo construído dessa maneira.

Os túneis anteriores eram todos de design circular. Cada uma das nove partes do túnel tem um comprimento superior a 60 metros, uma altura de 9 metros e uma largura de 25 metros. Eles contêm dois tubos adjacentes para tráfego motorizado e dois tubos empilhados para ciclomotores, ciclistas e pedestres próximos a ele (acessíveis por escada rolante).

Seu comprimento é 1373 metros (incluindo vias de acesso). A parte subterrânea tem 1070 metros de comprimento. O ponto mais baixo do túnel fica a aproximadamente 20 metros abaixo do nível do mar. Acima do solo, a localização do túnel pode ser reconhecida por seus edifícios característicos de ventilação nos dois lados do rio. Também pode ser visto da torre Euromast nas proximidades.

O Maastunnel foi aberto ao público em 14 de fevereiro de 1942 e foi o primeiro túnel para carros na Holanda.