Location

PIAZZA DI SPAGNA

A Piazza di Espanha deve seu nome à localização da embaixada da Espanha, que aqui se encontra.  É conhecida internacionalmente por ser palco de inúmeros desfiles de moda, cujos ateliers se encontram aqui perto, e são frequentados por vários modelos de passarela.

Esta praça, com a original Fontana della Barcaccia no centro, tem sido o principal ponto de reunião para visitantes.  Fica lotada o dia inteiro, e no verão a maior parte da noite. É a praça mais famosa de Roma e por isso é sempre visitada por estrangeiros e expatriados.

No século XVII a praça era sede da embaixada da Espanha na Santa Sé e pensava-se que a área ao redor fosse território espanhol.  Estrangeiros que entrassem na área poderiam ser perseguidos pelo exército espanhol. Nos séculos XVIII e XIX, Roma já era tão popular para os visitantes quanto agora, e a praça ficava no centro do principal bairro hoteleiro da cidade.

A Fontana della Barcaccia é a menos vistosa das fontes do barroco romano.  Foi projetada pelo famoso Gian Lorenzo Bernini.  Como a pressão do aqueduto que alimenta a fonte é extremamente baixa, não há cascatas espetaculares ou jorros d’água.  Em vez disso, Bernini construiu um barco cuja metade encontra-se submersa em um pequeno lago; barcaccia significa barco velho, imprestável.

Fontana della Barcaccia

A scalinata di Spagna (escadaria de Espanha) leva à igreja Trinità dei Monti do século XVI e é uma das mais belas vistas de Roma.

No século XVII os proprietários franceses da igreja decidiram uni-la à piazza di Spagna, construindo um magnífico lance de degraus e também e colocando uma estátua do rei Luis XIV no topo. O papa Alexandre VII Chigi não ficou satisfeito e em 1726 um arquiteto italiano criou um projeto que satisfez os franceses e o papa. Os degraus combinam seções retas, curvas e terraços, criando um dos marcos espetaculares da cidade.

A rede de ruas estreitas entre a piazza e a Via Del Corso é uma das áreas mais animadas de Roma, atraindo multidões de turistas e romanos a suas lojas elegantes e discretas. No século XVIII a área era cheia de hotéis para frívolos aristocratas ingleses, mas também havia artistas, escritores e compositores que levavam a história e a cultura da cidade mais a sério.

A Via Condotti abriga as lojas mais elegantes em uma das áreas de compras mais elegantes do mundo.