Pular para o conteúdo principal

GASTRONOMIA

A cozinha tcheca parece-se com a austríaca, com muitos pratos de carne de porco ou de vaca servidos com molho e acompanhados com bolinhos, batatas ou arroz.

O menu mais comum é o vepřové, knedlíky a zelí (carne de porco com bolinhos e chucrute).

Vepřové, knedlíky a zelí

Outro prato tradicional é o Svíĉková na smetaně (fatias de carne assada servidas com molho espesso, cremoso e adocicado, feito de legumes). Uvas-do-monte ou creme batido dão um toque especial ao prato.

Svickova na smetane

Como em toda a Europa, é muito comum em Praga as barracas de embutidos (salsichas e linguiças) espalhadas pelas ruas. A Klobásy (grelhada) e a Párky (cozida) são bastante consumidas.

Há também as barracas do tradicional Trdelník, que é uma massa de pão doce crocante polvilhada com açúcar, canela e amêndoas ou nozes, servida quente. Alguns dizem que é uma especialidade original da antiga Boêmia, outros dizem que é do império Austro-Húngaro.

CERVEJA

Chamada de Pivo, a cerveja é um assunto sério no país e um motivo de orgulho para os moradores.

Segundo pesquisas o país lidera o ranking de consumo por pessoa, e está à frente da Alemanha.

No mercado tcheco atual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja.

A cerveja tcheca mais conhecida é a Pilsner. Clara e dourada, com sabor forte de lúpulo, ela é feita pelo mesmo método da lager; alta fermentação e maturação lenta a baixa temperatura.

As mais consumidas são: Pilsner Urquell, Budweiser Budvar e Staropramen – mas os amantes da cerveja devem experimentar as outras marcas, como por exemplo a Gambrinus, a Plzenské e a Velkopopovický kozel que são muito populares em Praga.

O tipo mais comum é o světlé que é o chope leve. As cervejas escuras e fortes são as tmavé e a Kozel.

Meio litro de cerveja é chamado de velké (grande); e 330ml é a malé (pequena).

Curiosidade

A palavra pilsner (hoje, nome genérico para cervejas fabricadas em todo o mundo), deriva de Plzen, (em alemão Pilsen), cidade a 80 km sudoeste de Praga onde este tipo de cerveja foi produzido pela primeira vez em 1842.

Na cidade de Ceské Budejovice (em alemão Budeweis) a 150km ao sul de Praga é produzida a Budweiser Budvar, uma cerveja levemente mais doce. Esta cerveja não tem ligação com a cerveja norte-americana de mesmo nome.