Pular para o conteúdo principal

CATEDRAL DE SÃO VITO

A Catedral de São Vito (CHRÁM SV. VÍTA) é a maior e mais importante igreja de Praga, além de ser uma das mais incríveis catedrais da Europa. Com muitas torres góticas e uma magnífica rosácea, é comparada apenas com a Notre Dame de Paris.

Situada no complexo do castelo, é o resultado do trabalho contínuo de mais de cinco séculos. Na catedral se encontram numerosos tesouros históricos e artísticos, desde jóias da coroa até os mausoléus das personalidades mais emblemáticas do reinado.

Destaques

  • Arcobotantes (construção exterior de reforço que termina em forma de arco): sustentam o interior abobadado com a mesma riqueza da decoração da catedral.
  • Capela de São Venceslau: afrescos góticos com cenas da bíblia e da vida do santo recobrem as paredes da capela, ricamente decorada com pedras preciosas.
    O devoto Venceslau teve participação crucial na formação do estado tcheco. Foi assassinado ainda jovem por ordem do seu irmão Boleslau, como mostra a ilustração de um manuscrito de 1006 em que os assassinos o teriam atacado quando ele iria entrar na igreja para assistir à missa matinal.
    No portal norte da capela pode-se ver a argola de bronze que Venceslau tentou alcançar ao ser assassinado.

    Capela de São Venceslau
  • Portal dourado: até o século XIX, esta era a entrada principal da catedral, ainda usada em ocasiões especiais. Acima dela está o mosaico O Juízo Final feito por artesãos venezianos.

    Portão Dourado