DUOMO
A Catedral de Pisa (Duomo) era a maior catedral da Europa quando foi construída. Suas medidas foram concebidas para demonstrar o domínio de Pisa no mediterrâneo.
Seu impressionante revestimento de faixas alternadas de mármore verde e bege foi imitado nas igrejas românicas na Toscana. A fachada principal tem quatro fileiras de colunas que decrescem, e o amplo interior é sustentado por colunas de granito em estilo clássico. O teto de madeira decorado com ouro 24 quilates é um legado da época dos Medici.
As portas de bronze do século XVI foram projetadas pela escola de Giambologna. As cenas bíblicas ilustram a concepção da Virgem Maria, o nascimento de Cristo, a via para o Calvário, a crucificação e o Ministério de Cristo.
No interior está a nave norte e o púlpito octogonal do início do século XIV. Esculpido em mármore de Carrara por Giovanni Pisano, exibe figuras heroicas e nus, dando uma nova vida à escultura gótica. O trabalho de Pisano contrasta com o púlpito e o altar, ambos de 2001, obras do escultor italiano Giuliano Vangi.
Curiosidade: segundo a história Galileu criou as leis do pêndulo observando uma lâmpada balançar na catedral de Pisa.