SOHO / TRIBECA
O bairro conhecido por Soho é marcado pelas construções antigas chamadas “Cast-Iron Buildings” (estruturas de ferro fundido), com a escada de ferro de emergência do lado de fora dos prédios de tijolos.
Soho é a abreviatura de “South of Houston” (ao sul da rua Houston).
Essa forma de abreviar foi posteriormente adotada para outras áreas da cidade, como por exemplo:
NoHo – North of Houston (a região ao norte da rua Houston)
TriBeCa – Triangle below Canal (triângulo abaixo da rua Canal)
NoLIta – North of Little Italy (região ao norte de Little Italy)
DUMBO – Down Under the Manhattan Bridge Overpass (abaixo da Ponte Manhattan).
Nos anos 70 Soho estava decadente, tendo sido adotado por artistas; no fim dos anos 80 se tornou endereço de galerias de arte e grifes de vanguarda.
Aqui viveram por muitos anos alguns dos grandes nomes da arte nova-iorquina, como Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.
O bairro é um centro histórico, com suas ruas de pedras e vielas apertadas que depois da revitalização em 2010 entrou definitivamente como ponto turístico em Nova York.
O Soho entrou na lista de preservação da Comissão de Monumentos Históricos de Nova York que garante a conservação dos prédios antigos, por isso as fachadas das lojas devem seguir um padrão de publicidade.
Entre as ruas Prince e a Spring Street e nas suas pequenas travessas estão concentradas as principais e mais famosas lojas do mundo da moda.
O ferro fundido foi uma inovação arquitetônica do século 19. Era mais barato que pedra e tijolo e permitia que os enfeites fossem feitos a partir de moldes nas fundições e em seguida aplicados às fachadas.
Hoje em dia, Nova York tem a maior concentração do mundo de fachadas em ferro fundido. E as melhores estão no Soho.
TriBeCa é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, baixo índice de criminalidade, restaurantes da moda e boutiques de alta qualidade.
O bairro surgiu quando o Soho ficou na moda e os aluguéis começaram a subir de maneira incomparável.
Os armazéns, que hoje na sua maioria funcionam como casas, são remanescentes da época em que o bairro era uma área industrial. Depois de um período de desocupação e decadência, um grupo de artistas começou a instalar-se nos sótãos dos armazéns abandonados na década de 80. Esse foi o começo do renascimento do bairro. Empresas se mudaram para lá e, em um período de apenas 10 anos, Tribeca estava de volta no mapa, como uma área desejável.
Tribeca foi eleita uma das áreas mais seguras da cidade de Nova York e muitas celebridades moram aqui. Beyoncé e Jay-Z, Meryl Streep, Justin Timberlake, Mariah Carey, Leonardo DiCaprio, Scarlett Johansson e Robert de Niro.
Parte da fama do bairro se deve aos esforços feitos na região pelo ator nova-iorquino Robert de Niro, criador, junto a outros talentos, do Tribeca Film Center e do TriBeCa Film Festival.
Ao lado do Hudson River Park que fica em Tribeca está o Pier 25. Esta parte do parque tem algo a oferecer para todas as idades: playground infantil com brinquedos de água, parede de escalada, quadras de vôlei de praia, campo de minigolfe e um terraço.