Pular para o conteúdo principal

ROCKEFELLER CENTER

Rockefeller Center é um complexo comercial de 19 edifícios e jardins onde fica o Top of the Rock e a pista de patinação no gelo no inverno. É no Rockefeller Center que é montada a grande árvore de Natal de Nova York. No local estão também o teatro Radio City Music Hall e a NBC Studios.

Atrás da pista de patinação está a estátua dourada de Prometheus. Na entrada principal do Internacional Building fica a estátua de Atlas, moldada em bronze e pesando 1.800 kg.

Atlas

No complexo fica também a Diamond Row, um quarteirão que é o núcleo do comércio de pedras preciosas.

O projeto Art Déco foi obra de uma equipe de grandes arquitetos, chefiada por Raymond Hood.

O Rockefeller Center começou a ser construído no início da década de 30, logo após o colapso da bolsa de valores de Nova York e da grave crise de 1929 que causou efeitos em todo o planeta. Por ser construído em meio a uma situação econômica tão desfavorável, o complexo foi visto como um símbolo da inovação e do progresso que ressurgiriam após o fim da Grande Depressão (período de recessão econômica).

Desde 1987 o complexo é considerado como Marco Histórico dos Estados Unidos, devido ao seu papel de destaque e importância na história da cidade.

Para compras e refeições há mais de 100 lojas, 40 restaurantes, e vários shoppings subterrâneos.

O Radio City Music Hall se encontra dentro do complexo de edifícios do Rockefeller Center, e oferece uma variada programação de shows e espetáculos musicais durante o ano, como o Radio City Christmas Spectacular. Além disso, o interior do local é grandioso e refinado, com capacidade para cerca de seis mil pessoas.

Radio City Music Hall
Radio City Music Hall

Nos últimos anos, o teatro sediou alguns dos eventos e premiações importantes, como o Grammy Awards, o Tonny Awards e o MTV Video Music Awards. O local também recebe lançamentos de filmes, como por exemplo os filmes da franquia Harry Potter.