Pular para o conteúdo principal

MEMORIAL 11 DE SETEMBRO

O “9/11 Memorial & Museum” é uma atração de Nova York dedicada às vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. No local está o monumento construído em homenagem aos envolvidos no ataque e também um museu subterrâneo com diversos objetos, fotos e informações sobre a ocasião e as vítimas.

Fica situado no antigo local em que se encontravam as torres gêmeas e começou a ser construído no ano de 2006, seguindo um design projetado pelo arquiteto Daniel Libeskind, que sugeriu que a atração estivesse a cerca de 30 metros abaixo do nível da rua.

Foi aberto ao público dez anos após os ataques terroristas, no dia 11 de setembro de 2011, atraindo desde então um grande número de visitantes interessados em conhecer mais sobre o ocorrido.

O museu demorou mais tempo para ficar pronto, sendo oficialmente inaugurado em maio de 2014. Com um acervo de mais de dez mil peças, que incluem objetos retirados do local após os atentados, o museu impressiona por retratar a situação com bastante realismo, ao mesmo tempo em que demonstra otimismo em relação ao futuro e a humanidade.

Ao visitar o local, os turistas poderão conhecer também a nova estação do One World Trade Center, conhecida como Oculus. Desenvolvida pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a estação para trens PATH teve um custo estimado de US$ 4 bilhões, uma das mais caras do planeta, e foi inaugurada em 2016 após vários anos em construção.

Com um design bastante futurista e grandioso, a estação Oculus tem atraído um grande número de turistas desde a sua inauguração. Nos próximos anos, a expectativa é que a estação se torne uma das maiores de Nova York, com um fluxo diário de mais de 200 mil passageiros. Além disso, o Oculus será um ambiente multiuso, com planos para sediar um imenso shopping center com diversas lojas e restaurantes.