GRAND CENTRAL TERMINAL
Inaugurada em 1913, o prédio de estrutura de aço coberta de gesso e mármore se tornou portão de entrada e símbolo da cidade.
É considerada a maior estação ferroviária do mundo, com 44 plataformas, em dois níveis, com 41 linhas no nível superior e 26 no inferior. Em média, 750 mil usuários passam por ela todos os dias. Faz ligação com o metrô através da estação adjacente Grand Central–42nd Street.
Um dos principais destaques da estação é a sua arquitetura inspirada no estilo Beaux-Arts, que utiliza elementos gregos e romanos em conjunto com ideais renascentistas.
Em 1976, a estação foi nomeada como Marco Histórico Nacional, com o objetivo de proteger a sua estrutura original de possíveis intervenções. Contudo, nesses mais de cem anos de existência o local já passou por alguns processos de reforma, sendo o último deles em 1996, em que a estação foi modernizada e melhorada, porém mantendo os detalhes do edifício originário.
Destaques
- Central de informações: o relógio de quatro lados sobre o guichê de informações é feito de opala e possui um valor estimado em mais de 10 milhões de dólares.
- Grandes escadarias: foram inspiradas na grande escadaria da Ópera de Paris, lembrando o início das viagens de trem.
- Salão principal: a vasta área de pedestres com teto abobadado é dominada por três grandes janelas em arco de cada lado.